quinta-feira, 10 de maio de 2012

[REVIEW] Castle - 4x23 - Always [Season Finale]

- Beckett, what you want?
- You.



Senhoras e senhores, eu lhes apresento o melhor season finale do ano.

Sei que é extremamente prematuro que eu diga isso já que Always foi um dos primeiros season finale a ir ao ar nesse sofrido mês de maio. Mas diante deste episódio P-E-R-F-E-I-T-O eu não tenho medo ou dúvida de afirmar que definitivamente não terá outro que o supere. Tudo que os fãs vêm esperando ao longo das 4 temporadas aconteceu, e aconteceu da forma mais linda possível.

O episódio já começa deixando todo mundo com o coração na mão, Beckett mais uma vez está com a vida por um fio (e eu rezando para isso não acabar num cliffhanger, já basta o da última vez né?). Enfim, voltando três dias na cronologia para explicar o que a levou àquela situação, vemos Castle e Beckett chegando a cena do crime e aí temos a primeira das inúmeras cenas "matantes" do casal no episódio, quando ele a convida para uma sessão cinema bem íntima e para surpresa dele (e minha também) ela aceita com o maior sorriso no rosto.

Seguindo as pistas iniciais, os detetives descobrem que o assassinato em questão tem a ver com o caso da mãe de Beckett; o rapaz morto havia sido contratado para roubar arquivos da casa do Cap Roy Montgomery (bateu uma nostalgia, uma saudade do Roy durante todo o episódio). Nesse meio tempo tivemos outra cena mata-shipper de Caskett, quando os dois estão na delegacia, sentados na mesa dela, ele diz "Hey, you´re not in this alone. I´m here" e ela responde "I know", e eles seguram as mãos. Na sequência, os resultados da análise do DNA encontrado sob as unhas da vítima mostra que seu assassino é o mesmo homem que atirou em Beckett, o que novamente faz a detetive perder o rumo e se deixar afundar pelo caso, trazendo aquela busca desesperada por justiça (ou vingança; nessas horas nunca dá pra saber o que é de verdade), que deixa Castle numa sinuca de bico: como mantê-la longe do caso agora?

Na continuidade da investigação, quero destacar a cena do interrogatório onde Beckett confronta a namorada da vítima; a parte que a detetive diz "Marco on the streets, enlisted by the Cazadores at age 10 like his father, dead in a gutter at 19", toda a intensidade desse momento, especialmente no final quando ela grita, é muito foda. Sempre acho que não tem como a Stana me impressionar mais como atriz, e sempre descubro que estou erradíssima ao achar isso. Seguindo pistas dadas pela namorada, os detetives e Castle refazem o caminho percorrido pela vítima e conseguem da câmera de vigilância de uma igreja a identidade do homem que contratou o rapaz para roubar os arquivos e depois o matou para cobrir os rastros, ou seja, o homem que atirou em Beckett. Tudo o que ela esteva buscando, e tudo que Castle queria que ela deixasse pra lá.

E vindo daí temos o primeiro ápice do episódio (porque todo episódio de série tem um ápice, mas esse foi tão foda que teve dois), Castle vai até o apartamento de Beckett pedir que ela se afaste do caso. Ele finalmente abre o jogo sobre o acordo feito para mantê-la segura e sua participação em tudo. Claro que ela ficou revoltadíssima, não teve "I love you" que amenizasse, não teve chantagem emocional que a fizesse repensar. Eles se desentenderam, ficaram profundamente magoados e Castle resolveu que se ela não iria recuar então ele iria, e saiu decidido, partindo o coração de todo mundo. E nessa cena eu chorei, mas tipo, chorei de verdade. Porque na maioria das vezes que digo que chorei vendo uma cena, nem chorei de verdade, eu só senti vontade de chorar mas como sou dramática fico dizendo que chorei mesmo. Mas dessa vez eu chorei, mesmo sabendo que eles iam se reconciliar ainda nesse episódio (sim, promocionais contém spoilers /dã), a dor dos personagens foi tão real ali, tão palpável, não me contive. Mais uma vez, palmas fervorosas para Nathan Fillion e Stana Katic, arrasaram!

Outro destaque que quero dar é a importância de Ryan e Esposito não só neste episódio, mas em toda a série, especialmente nesta 4ª temporada. Além dos deliciosos risos que esse par nos proporcionou, eles também foram cruciais em todas as investigações. Castle e Beckett não seriam nada sem os outros dois, não iriam a lugar algum, isso é fato. E acho muito digno o respeito que os 'bros' têm pela Beckett, ela é meio que a líder, e nenhum deles se incomoda com isso. E também a amizade sincera, tanto de um com o outro, como dos dois com a Beckett; nessa temporada ficou evidente o quão forte é a ligação entre eles, por todas as vezes que deram cobertura uns aos outros, deram apoio total, que estiveram sempre lá. Enfim, tiro meu chapéu para esses detetives e seres humanos tão fodões.

A partir das últimas descobertas dos 'bros' sobre o suspeito, Beckett e Esposito vão verificar o endereço do cara. Lá são surpreendidos pelo homem, Esposito é derrubado mas Beckett segue atrás do assassino; depois de uma eletrizante luta no telhado do prédio, a detetive pede o nome do chefão, mas o bandido se nega a dar. E aí entra a cena inicial do episódio, o homem derruba Beckett e ela fica pendurada no prédio, e junto com isso a angústia, não só dela mas como dos espectadores também. Pelo menos eu fiquei agoniada nessa cena, mesmo sabendo que ela sobreviveria e etc, é muito desesperadora uma situação daquela, não tem como ser positiva na hora. Mas Beckett é resgatada (não sem antes alucinar um pouco com o Castle) por Ryan e um time de policiais, comandados pela Cap Gates (fiquei tão feliz de vê-la, adoro a personagem e já estava me revoltando que ela não aparecesse no finale, isso não pode!) que chegaram bem na hora mais crítica.

Depois de levarem uma super bronca, Esposito e Beckett são suspensos do serviço de detetives por Gates, e Beckett renuncia. Essa cena me chocou profundamente, não vou mentir. Como assim a Beckett, a Katherine Beckett, melhor detetive da NYPD, renuncia ao distintivo? Como assim a protagonista de uma série policial não é mais policial? Claro que no premiere da 5ª temporada esse impasse será resolvido, ela não pode largar a 12th. Mas só de pensar que a Beckett ficou desempregada por um tempo, sei lá, fui pega de surpresa nessa. E achei super legal isso, é claro.

A partir daí começa a sequência mais linda e emocionante do episódio. Intercalou-se umas cenas melancólicas com a formatura de Alexis, tendo como fundo o discurso da nossa ruivinha (que diga-se de passagem ficou perfeito, muito lindo, tocante, e encaixou perfeitamente em todos os plots da série). E como se já não bastasse, nesta mesma sequência temos o segundo ápice do episódio, o momento que todos os shippers têm sonhado: a pegação caskett \o/ Minha maior alegria agora é reconhecer que eu estava errada no que disse na outra review, que achava que não teria pegação nesse finale, que seria só um beijo no máximo; pois bem, para a alegria de todos e felicidade geral da nação casketteira (incluindo a mim), eu estava erradíssima, teve sim pegação e da melhor categoria! Foi tudo TÃO romântico, ainda mais com In My Veins tocando ao fundo, morri *-*

Mas o que eu achei mais digno de tudo foi o contexto em que isso sucedeu. Antes eu pensava que eles ficariam juntos nesse finale porque finalmente pegariam o cara por trás do assassinato da mãe da Beckett, daí ela conseguiria superar essa parte negra da vida dela e seguir em frente, ficar com o Castle e tudo mais. Mas o que aconteceu foi bem melhor do que eu esperava; a Beckett parece ter percebido que essa devoção toda ao caso não valeria a pena se no caminho ela perdesse o Castle. Ela meio que abre mão de tudo que a motivou a vida toda, do que ela veio fazendo durante toda sua trajetória, abriu mão até do distintivo, e deu uma chance para os sentimentos que tem pelo parceiro. Quando ela disse "He got away and I didn´t care. I almost died and all I could think about was you. I just want you" meu coração acelerou tanto que tive de pausar o vídeo e respirar fundo umas 3 vezes para me acalmar (e ainda bem que fiz isso porque se eu tivesse continuado direto vendo a cena tenho certeza que o coração não aguantaria).

Enfim, fazendo um balanço geral dessa 4ª temporada, só tenho uma coisa a declarar: impecável. São poucas as temporadas de série que conseguem me conquistar e me amarrar do começo ao fim, sempre tem algum episódio que pra mim estraga tudo. Mas em Castle não, essa temporada foi inteiramente deliciosa! É claro que existem alguns episódios que ganharam um carinho especial da minha parte (especialmente meu xodózinho Cuffed *-*), assim como existem outros que foram mais leves (geralmente para quebrar o clima porque convenhamos, essa temporada foi tensa, uma emoção atrás da outra, adrenalina para dar e vender). Mas não concebi nenhum deles como ruim, fraco ou qualquer outro adjetivo negativo, todos tiveram sua própria mágica, deixaram sua marca. E esse finale foi o que eu chamo de "fechar com chave de ouro", não poderia ter sido melhor para encerrar essa temporada tão apaixonante!

Mas, e agora minha gente? O que esperar da 5ª temporada? Como vai ser a relação de Castle e Beckett a partir desse momento único que os dois compartilharam? Como vai ficar o caso da mãe da Beckett já que o verdadeiro culpado ainda está solto e não se faz ideia de quem seja o cara? Como Beckett vai sair da mira do assassino profissional decidido a acabar com ela? Como tudo isso afetará a vida e harmonia dos protagonitas e os outros personagens? Muitas perguntas e milhões de expectativas, como nunca deixou de ser, Castle é uma série de dá gosto de acompanhar, não creio que seja possível decepcionar os fãs com essa estrutura linda que se construiu desde a modesta 1ª temporada somada com o pontencial que a série tem para mostrar. Só sei que eu já estou descascando de ansiedade pela próxima fall, e vocês? [A]

8 comentários:

  1. Estou MORTA e completamente ENTERRADA. Que episódio FANTÁSTICO, sem palavras!!

    Tenho que comentar logo sobre o 1º épice do episódio. Que cena intensa! Chorei litros, ambos estavam sofrendo tanto que não tinha como não sofrermos juntos =(

    "É, você está certa, Kate. É a sua vida. Pode jogá-la no lixo se quiser, mas não estarei por perto para ver, então isso está... acabado. Estou farto." Que coração não ficou partido nesse momento? =(

    "Toda manhã, eu trazia um copo de café só para ver um sorriso seu. Porque acho que você é a mais extraordinária,irritante, desafiadora... pessoa frustrante que já conheci." Que coisa mais linda Nah*----* Foi uma das declarações mais lindas que ja vi na minha vida♥

    O Nathan e a Stana simplesmente arrasaram nessa cena \õ/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe, vi muita gente que considera só a pegação caskett o ápice do episódio. tudo bem, eu entendo isso. mas eu tenho que discordar! essa parte foi linda demais, emocionante demais, apaixonante demais, e até frustrante demais! eu chorei, e tenho certeza que muitas outras pessoas também choraram, isso pra mim é suficiente pra considerar um ápice! e vejo agora que vc concorda comigo, isso é o bastante :) realmente Nathan e Stana são muito fodões <3

      Excluir
  2. Que cena mais linda, tocante e profunda a da Alexis discursando*---* chorei litros nela também, principalmente porque lembrei de várias coisas da minha vida³ O discuso se encaixou perfeitamente com a série.

    E a sequência, OMFG!! - Beckett, what you want?
    - You. Resume TUDO esse diálogo. Castle pegou a Beckett de jeito, tudo o que eu queria*---* Essa cena é mais do que sonhada por nós shippers♥ Põe pegação de categoria nisso, foi intensa e fofa ao mesmo tempo. FOI TUDO TÃO LINDOOOOO <3

    Sabe né? depois dessa cena estou nas nuvens e pirampolando de alegria e satisfação*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembrei de várias coisas da minha +1
      não teve como não se identificar com esse discurso da Alexis, todos nós já passamos por situações assim. creio que todo dia isso acontece, todo dia temos que dar adeus a alguma coisa importante para nós, mesmo que a gente nem perceba! foi muito perfeito esse discurso *-*

      nem preciso falar que me senti igualzinho né amiga? PERFEIÇÃO <3

      Excluir
  3. O olhar do Castle quando a Beckett aceitou ir pra casa dele assistir os filmes junto com ele foi muito linda*-* ja comecei a morrer nessa cena kkk

    E eles de mãos dadas, OMG!!

    Ótimo destaque para a cena do interrogatório, essa cena mereceu. Fiquei o.O A Stana ta arrasando demais!!

    Concordo com casa palavra dita sobre o Ryan e o Esposito. Eles são mais do que importantes para a série, são ESSENCIAS.

    Morri de desespero com a Beckett pendurada no prédio, era impossível não ficarmos angustiadas. Mesmo sabendo que ela não morreria meu choração quase saiu pela a boca rs' e ela alucinando com o Castle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm já comecei a morrer dessa cena, por isso que tive que mencioná-la na review hahahaha

      a Stana deu um show de interpretação nessa 4ª temporada! o drama da série caiu quase todo nas costas dela e ela deu conta, fico muito besta com a atuação dela, daí tive que destacar essa parte tbm né *-*

      a gente fica tão preso em tudo que acontece com os protagonistas que esquecemos de valorizar os coadjuvantes, e muitas vezes eles são mais importantes do que o reconhecimento que tem! achei digno destacar os bros nessa review do finale, eles são parte essencial dessa série, um dos principais motivos de eu amá-la s2

      nem me fale, me deu muito faniquito nessa parte D: kkkk

      Excluir
  4. To CHOCADA, até mais do que isso, com a renuncia da Beckett, eu simplesmente não esperava por isso o.O COMO ASSIM???? A Gates ficou passada!! só quero ver isso na próxima temporada =)

    Tu pausou a cena tbm? kkk eu tive que pausar no
    - Beckett, what you want? - You. Pra poder processar o que os meus olhinhos estava vendo e repeti para poder acreditar kkkk meu coração disparou de um jeito nessa hora o.O

    Essa temporada de Castle foi TUDO E MAIS UM POUCO! "Fechar com chave de ouro" é até apelido!


    AHAHAH, eu to mais do que ansiosa pela a próxima temporada =) essa finale deixou tantas perguntas no ar e sem reposta. 4 meses? será que aguento kkkk

    Nah, você ta de parabéns pelo o review, amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nééééééééé? por essa eu não esperava MESMO! acho que foi minha maior supresa do episódio kk tou muito curiosa pra ver como vai ser isso na prox temporada tbm [A]

      tive que pausar amiga senão eu morria! kkkk mas eu sabia que tu ia pausar tbm, pensei logo "se eu tou surtando assim, a Isa essa hora já morreu" kkkkk

      essa temporada foi a melhor de Castle e uma das melhores já feitas entre todas as séries que acompanho! se antes eu já amava Castle, com esse encerramento perfeito eu nem mais o que eu sinto, é muito mais que amor [A] vou chegar em setembro já definhando de ansiedade kkkkk

      MUITO OBRIGADA ISA *-* o que mais me importa é a sua opinião, se vc gostou, isso é mais que suficiente pra mim s2

      Excluir