segunda-feira, 4 de junho de 2012

[CINELIVRO] Recomendo: Flipped

Na coluna [CINELIVRO] são recomendados filmes baseados em livros ou são discutidos livros que deveriam virar filmes/séries.

 

Olá Crossovers!

Hoje no [CINELIVRO] vim recomendar um filme super fofo que assisti esse final de semana. Ele se chama Flipped, no Brasil se chama O Primeiro Amor (Brasil e seus talentos e criatividade de adaptar nomes).

Flipped é um filme de 2010, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Wendelin Van Draanen, sem previsão para lançamento no Brasil (pra variar).

O filme é ambientado nos anos 60 e conta a "história de amor" de dois vizinhos de 13 anos, que se conhecem desde crianças. Flipped tem uma narrativa peculiar: o filme é literalmente narrado! Como se você estivesse lendo um livro e soubesse dos sentimentos dos personagens, descritos por eles mesmos. Os pontos de vistas se intercalam entre a menina e o menino, mostrando o que cada um sentiu em determinadas situações. Achei incrível e diferente. Nunca vi um filme com esse tipo de narrativa e não achei cansativo em nenhum momento, muito pelo contrário: foi encantador.



Sinopse:
Durante a segunda série Bryce e Juli tem seu primeiro encontro, Juli sabe que é amor. Bryce já não tem tanta certeza. Nos dias e anos seguintes, Bryce (Callan McAuliffe) faz de tudo para manter a sua possível namorada à distância – enquanto a inteligente e independente Juli (Madeline Carroll) continua a dar-lhe o benefício da dúvida. Essa comédia romântica do diretor Rob Reiner acompanha do primário ao ginásio o casal através de vitórias, perdas dramas familiares e o primeiro amor, enquanto eles fazem descobertas que definiram quem são – e sobretudo o que eles representam um para o outro.

O filme é super fofo. Com toda aquela vibe do clássico "My Girl" (Meu primeiro amor). Juli é apaixonada por Bryce desde pequena, enquanto ele foge dela. Depois, quando crescem, é a vez de Juli "cair na real" e perceber que talvez Bryce não seja tudo aquilo que ela pensava. Mas até aí ele já pode ter mudado seus conceitos... E pode ser tarde.

Na trama são tratados outros temas além do primeiro amor: como o preconceito, a formação do caráter e a honestidade.

Eu não li o livro (capa ao lado), mas se tiver a oportunidade de ler, com certeza irei. A capa é muito bonita e se você assistir o filme, irá entender o que ela quer dizer. Acredito que o filme tenha sido bastante fiel, principalmente por ser um filme... narrado! Se eles optaram por um filme narrado e perderam a oportunidade de manter a fidelidade ao livro, seria um desperdício, não?

Outro ponto que me chamou a atenção foi a quantidade de quotes bonitos e a fotografia do filme! Se forem assistir, não deixem de reparar, vale a pena.

Vale citar que o diretor e produtor do filme é o Rob Reiner, o mesmo que dirigiu Stand by Me (Conta Comigo), When Harry met Sally... (Harry & Sally: feitos um para o outro) e The Bucket List (Antes de Partir).


Alguma dúvida que eu super recomendo?


TRAILER: 

3 comentários:

  1. Eu já assisti boa parte desse filme. Só não vi o final! E realmente parece ser muito bom! O que eu mais gostei é como o filme retrata que as pessoas podem sorrir e ser simpáticas na sua cara, mas no fundo guardar aquele típico preconceito ignorante!

    vale a pena mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ver o filme e gostei MUITO. Adorei a forma que ele foi construído, mostrando a visão dos acontecimentos na perspectiva de ambos os personagens. Um filme muito bonito. Valeu pela recomendação!!

    ResponderExcluir
  3. Ahh que bom que gostou!! É muito legal ver quando gostam de uma recomendação =P E sim, o filme é muito bonito ^^

    ResponderExcluir