segunda-feira, 27 de agosto de 2012

[MUSICA DA SEMANA] Last Kiss - Pearl Jam




Pearl Jam é uma banda formada em 1990 em Seattle, localizada no estado norte-americano de Washington.

Até hoje, já venderam mais de 30 milhões de álbuns no EUA e cerca de 60 milhões no resto do mundo. Eles estouraram com seu primeiro álbum intitulado: Ten, e são considerados como uma das “bandas-chave” do movimento grunge na década de 90. Foram referidos pelo Allmusic (base de dados em metadata sobre música), como “a banda americana de Rock n’ Roll mais popular da mesma época citada. Além também de terem sido influência e inspiração para outras bandas como por exemplo, Silverchair e The Strokes.


A banda é também conhecida pelo fato de recusar em fazer clipes para suas músicas. Segundo Eddie Vedder (vocalista e guitarrista do grupo), o videoclipe tira do ouvinte a capacidade de criar suas próprias interpretações da música, e afirma que: "Antes dos videoclipes chegarem, você ouvia a música com seus fones de ouvido, sentado na cadeira, com os olhos fechados, e você chegava às suas próprias visões [...] E então, de repente, às vezes até na primeira vez que você escuta a música, ela vem com essas imagens visuais acopladas, e isso te priva de qualquer forma de auto-expressão".
Os membros causaram certa polêmica também ao boicotarem a TicketMaster após cobrarem uma taxa na venda dos ingressos de um de seus shows. Desde então o grupo evitou apresentações que tivessem algum vínculo com a empresa e abriram um processo judicial. Eles haviam pré-indicado os valores de seus shows e esse “acréssimo” no valor os deixaram furiosos, levando a tais ações.
Além disso, o Pearl Jam se destaca por suas campanhas e ativismo. Eles tem promovido amplas causas sociais e políticas, desde sentimentos de pró-escolha até oposição à presidência de George Bush.


1998 – “Oh where, oh where can my baby be?”

Em 1998, a música “Last Kiss” foi gravada (versão cover da balada da década de 60, autoria de Wayne Cochran), se tornando um dos maiores sucessos do Peral Jam, com repercussão nas rádios no mundo todo. Chegando a atingir a segunda posição das paradas da Billboard, e a primeira na ARIA, se tornando o single da banda que obteve a mais alta posição.

Last Kiss foi gravada durante uma passagem de som daquele ano e lançada no single de Natal especial do fã-clube da banda. No ano subseqüente, devido à demanda popular, foi lançada ao público em geral, como todos os lucros sendo convertidos aos refugiados da Guerra do Kosovo e foi inclusa na coletânea No Boudaries: A Benefit for the Kosovar Rfugees e tendo os lucros também destinados para a caridade.


A tragédia de 1962 – “I lost my love, my life that night”.

Há rumores de que a estória por trás desta canção seja verdadeira. Sendo ou não a questão é que, quando foi lançada, músicas que contavam romantismo mesclado com tragédias adolescentes, estavam altamente na moda.

Como já citado, foi escrita originalmente por Wayne Cochran. A estória em que ele teria se baseado é de um acidente ocorrido em 22 de Dezembro de 1962, quando três adolescentes foram mortos e dois internados seriamente feridos. O carro cujo eles estavam colidiu com um caminhão que transportava madeira. J. L. Hancock, de 16 anos, dirigia o carro (Chevrolet 54) enquanto andava pela Highway 341, local da colisão. Jeanette Clark, também com a mesma idade de Hancock e sentada ao lado dele, morreu instantaneamente. Os demais amigos deles foram Wayne Cooper que também morreu na hora e Jewel Emerson e Ed Shockley, que foram socorridos com ferimentos graves. O acidente ocorreu em Barnesville, Geórgia.

Cochran teria então decidido escrever uma música e dedica-la a Jeanette Clark.

Agora, devidamente apresentados banda, música e compositor, vamos conferir então Last Kiss:




Veja também:



4 comentários:

  1. Perl Jam? Nem preciso comentar!

    "Last Kiss" pra mim é uma das músicas mais bonitas escritas EVER! É uma letra simples, mas uma mescla da melodia com a história da letra e a forma que é cantada, me marca demais, mesmo não tendo uma sonoridade depressiva.

    ÓTIMA escolha!

    ResponderExcluir