terça-feira, 11 de setembro de 2012

[FIRST LOOK] Elementary - 1x01 - Pilot

Elementar, meus caros crossovers.
 

Há quem diga que o mundo já está saturado de versões do famoso e adorado detetive Sherlock Holmes, criado por Sir Arthur Conan Doyle, e que não bota muita fé na nova série investigativa da CBS, Elementary. Mas que tal deixar de esperar que a série seja uma cópia da versão original e tentar apenas deixar-se cativar por essa nova trama maravilhosa?
 
A história de Elementary acompanha Sherlock Holmes, um ex-consultor da Scotland Yard que chega em New York após passar um período em um centro de reabilitação. Forçado por seu abastado pai a dividir seu apartamento com a Dra. Joan Watson, uma cirurgiã que perdeu a licença há três anos quando um de seus pacientes morreu, ele precisa se manter sóbrio e longe das drogas. Assim, Watson passa a acompanhá-lo em seu trabalho como consultor da NYPD. O contato de Sherlock no departamento é o Capitão Tobias Gregson, que o conheceu em Londres.
A premissa de Elementary é, a primeira vista, o maior clichê das séries policiais: um casal de investigadores desvendando casos da forma mais excêntrica e divertida, a partir de seus altos níveis de percepção e dedução, além de conhecimentos gerais. E honestamente, é exatamente isso que a série se trata. Mas por incrível que pareça, não é repetitiva, não te dá aquela impressão de que você já viu aquela história centenas de vezes. Não é novidade para ninguém que acompanha este blog que eu tenho uma predisposição natural a gostar de séries policiais, mas acreditem, justamente por esse ser o meu gênero favorito posso ser bem bitchie quando se trata de produções assim. E imaginem minha alegria quando notei, passados apenas 15 minutos que de episódio, que já estava totalmente apaixonada pela série.
A série já ganha pontos positivos a seu favor quando sutilmente foge do clichê. Por exemplo: Watson é mulher. E não é qualquer mulher, é a Lucy Liu. Outro exemplo: nem Holmes nem Watson são policiais, apenas consultores. Mais um exemplo (esse eu não sei se vai durar, mas foi o que se viu no piloto): apesar de Watson ser médica, não será responsável pelas autopsias, será “detetive” assim como Holmes. O próprio título da série já é bem original, apesar dos personagens terem os mesmos nomes dos quais foram baseados, a série é nomeada a partir do clássico bordão de Sherlock Holmes: “Elementary, my dear Watson” (que a propósito, o personagem da série não usa, pelo menos não no piloto).
A peculiaridade de Holmes e a sobriedade de Watson me cativaram profundamente, e já prevejo ótimos plots vindos daí. O background das personagens também é bastante interessante, são duas pessoas profundamente machucadas, mas que agora podem usar essas mágoas para se aproximarem um do outro, desenvolver uma ligação e não serem mais tão forever alone como são agora. E espero de todo o coração que se nasça e cresça um romance entre os parceiros, o bom e velho “will-they-won’t-they”. Esse com certeza é o maior clichê das séries policiais, mas pra mim é a graça de tudo também. Ainda mais em Elementary, que nos convidou a ser shippers do casal já na cena em que Holmes e Watson se encontram pela primeira vez.
Do ponto de vista técnico a série não deixa a desejar também. A produção é muito boa, a construção dos cenários, da cronologia, é bem coerente. Adorei o ar sombrio que a série tem apesar de tomar lugar na deliciosa NYC. O roteiro é muito bem escrito, há dinamismo nos diálogos e nas sequências. Um ponto que pode chegar a ser negativo é que parece não haver espaço para ação na série, já que os personagens principais são responsáveis pelas teorias investigativas e não pela ação policial. E por mais que muita gente odeie essa parte da ação, todos devem reconhecer que uma série policial sem cenas de ação é incompleta. Outro destaque importante é para o elenco, temos a talentosíssima Lucy Liu que dispensa comentários, o charmoso Jonny Lee Miller que serviu como uma luva para Holmes e Aidan Quinn como o Cap. Gregson, esse ainda quero ver como vai ser virar quando Holmes ficar excêntrico demais (o capitão é sempre quem se ferra nas séries policiais, fato).
Enfim, é claro que essa minha pequena avaliação foi apenas com base no piloto da série, os próximos episódios poderão me sustentar ou me desmentir, a margem de erro é grande aqui. O fato é que me empolguei bastante com Elementary, mais do que eu esperava, e todo viciado em série sabe que isso é raro com pilotos. Desejo profundamente que o projeto só cresça e faça muito sucesso porque já me apeguei! E espero que todos que assistam, gostem, e dividam suas impressões com a gente :)

5 comentários:

  1. uhu

    Confesso q to com vontade de ver... ainda bem q c gosotu, assim eu poderei assistir!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YAAAAAAAAY! vamo assistir juntas então *-* haha obg pelo coment, sis :)

      Excluir
  2. Ainda não vi o piloto. Infelizmente séries policiais não são meu estilo predileto. Entretanto, a história parece ser bem legal e pelo fatos dos dois serem consultores e não detetives o roteiro pode dá uma guinada para uma ótica diferente sobre os casos apresentados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, dá uma chance! quem sabe finalmente uma série policial vai te conquistar HAUAHAUAH
      brigada pela comentario :)

      Excluir
  3. alguem ai sabe o nome da música do final desse episodio ?

    ResponderExcluir