domingo, 25 de novembro de 2012

[REVIEW] Gossip Girl - 6x05/06 - Monstrous Ball / Where the Vile Things Are




Estava pronto para vir aqui despejar mais uma vez todo o meu desprezo por essa temporada de Gossip Girl. Mas o que fazer quando por mais que você tente, isso não é possível?

Sei que talvez esteja sozinho no barco daqueles que ainda conseguem se empolgar com uma coisa dessa temporada, mas não consigo negar que esses dois últimos episódios foram de longe o que a série mostrou de melhor nessa temporada insossa, e arrisco-me até a dizer que estou até ansioso para a chegada do próximo episodio. Vocês devem ter notado que demorei a fazer essa review e não é por acaso. O fato é que simplesmente estava achando tudo vazio, sem graça, com tão pouco conteúdo ao ponto de um episódio não  ter sustância para escrever em um texto. Mas bom, eis que fui surpreendido, e felizmente vejo que ainda há esperanças para esses últimos quatro episódios que nos resta.


O mais estranho de tudo é que essa empolgação veio de uma personagem que já foi minha preferida, mas já a algum tempo não conseguia me empolgar. Serena vinha em uma onda de inutilidade na série que foi alvo de críticos e servia como uma luva para exaltar a genialidade de Blair Waldorf em relação a ela, mas o que parece é que nessa última temporada esses papeis estão sendo invertidos de uma forma inesperada. Claro que não me refiro a chatice do relacionamento dela com Steven que pra mim terminou tarde. Aliás, para mim esse foi um dos pontos favoráveis do episódio 5: terminar esse relacionamento de uma vez, mas utilizando do fôlego e acrescentando algo ao roteiro da trama. Foi interessante como utilizaram desse fato para trazer de volta o drama e o desfecho de coisas que ficaram pendentes desde o final da temporada passada. Me digam com honestidade: A impressão não foi que enrolaram todos os episódios anteriores para só agora começarem a dar seqüência no final da quinta temporada? Foi essa a sensação que tive, e talvez estaríamos mais no lucro se a temporada tivesse começado daqui.

A primeira pendência a vir a tona foi entre Blair&Serena. Já tinha até me esquecido da sex tape entre Serena e Dan quando de quando ele ainda estava com Blair, por isso fiquei todo feliz em ver as duas se reconciliando, para logo em seguida ver tudo isso sendo levado água abaixo pela pirralha da Sage com uma ajudinha da sempre bitch Georgina Sparks. Querendo ou não, Blair tem toda a razão nessa, e por mais que Serena esteja arrependida é claro que ela iria sofrer as conseqüências dos seus atos. Serena agir como se a traição dela fosse do mesmo nível de Blair tentar terminar o noivado dela com Steven foi um dos últimos traços de infantilidade que vimos na personagem, afinal, Blair realmente não teria ido tão longe ao ponto de magoar sua melhor amiga, quando ela não pensou duas vezes em fazer isso.


Mas o personagem que levou o maior banho de água fria foi Dan, que estava esperançoso em tentar reconquistar o coração de Blair. O que ele não lembrava é que nenhum segredo permanece debaixo dos panos no Upper East Side. Claro que fiquei triste em ver que agora iremos dar adeus a “Dair” de uma vez por todas, mas isso conseguiu se encaixar perfeitamente a reaproximação de Dan e Serena, que é um daqueles casais do tipo “meant to be” e que era o que mais me empolgava na primeira temporada. O modo como trataram os dois reatando e terem frisado no fato de que no fundo eles nunca deixaram de se amar, foi o que deu aquele toque a mais para mim. Em toda a fuga dos dois tentando se livrar dos paparazzi, se refugiando em bares com mesa de bilhar, para terminar em uma releitura da cena do elevador, foi o que me remeteu de imediato aos tempos em que Gossip Girl se apegava menos a futilidades e tinha histórias mais cativantes para nos apresentar, e foi aí que a nostalgia aflorou e eu me rendi ao episódio. Ao contrário de muitos, não achei nada corrido e apressado, afinal os dois já tinham contas a acertar a um bom tempo, então nada seria melhor do que lavar toda a roupa suja de uma vez e partir para um recomeço zerando todos os saldos negativos. Serena e Dan percorreram um longo caminho, e se “reencontraram” na hora em que um mais precisava do outro. Ambos andavam cometendo muitos dos erros mais grotescos, ainda mais no quesito amizade, então os dois se apoiando para prosseguir uma vida nova foi bonito de se ver e demonstrou muita maturidade, ainda mais por Serena que se livrou de todas as birras de menina mimada – espero eu que de uma vez por todas.

É nesse ponto que vejo gritar o contraste e a inversão de papéis dela com Blair. Miss Waldorf ao invés de crescer parece estar regredindo. Concordo plenamente com Dan ao escrever um artigo constatando o fato de que ela ainda está presa ao ser uma eterna menina do high school, o que é a mais pura verdade. Blair  ainda não se deu conta que no mundo "real as coisas funcionam diferente e não se resolvem através de armações, e partindo desse quesito ela fez desde sabotar o noivado da Serena para alavancar as vendas de seus vestidos, até chantagear mais uma vez a pobre da Nelly Yuki em troca de uma boa imagem junto ao público. Por isso achei genial a idéia de trazer Eleonor de volta para colocar os pés de Blair de volta a Terra e tentar por a garota nos eixos de uma vez por todas. Eleonor mal chegou e Blair, depois de ver todos as verdades sendo jogadas em sua cara através de Dan, parece começar a se dar conta de que é hora de crescer. Por um momento achei mesmo que ela iria abandonar os planos de ser presidente da empresa, e seria até um caminho interessante ver Blair tentando se descobrir de verdade, mas como não temos tempo hábil para isso, gosto também da proposta de ela conseguir dar a volta por cima e ser uma empresaria bem sucedida.

Agora o que falta é ver ela amadurecer também em sua vida sentimental, afinal, até quando ela vai ficar esperando por Chuck? Ainda não me entra na cabeça essa idéia maluca de que ele só pode ficar com ela quando derrubar Bart Bass, e assim como Dan disse, Blair está se enganando e servindo apenas de plano alternativo para quando Chuck achar que precisa de um ombro pra chorar ou apenas quando achar que é conveniente se comprometer. Desculpem shippers, mas não consigo mais torcer por esse casal e a culpa é inteiramente deles!

Uma trama que ficou bem movimentada e pra mim serviu ate como alívio cômico, foi entrelaçarem essa história de Chuck com a rivalidade entre Ivy e Lily. Foi divertidíssima a cena dos três tentando arrematar o quadro que escondia as provas que Chuck tanto quer sobre o caso Bart, mas além disso serviu para abrir mais um caminho e mais um mistério na série: Afinal, para quem Ivy está trabalhando? Duvido muito que seja com Lola que ela falava no telefone, por outro lado não faz nenhum sentido que haja o interesse de alguma outra pessoa em toda essa história! Será Jenny? Juliet? Vários personagens estão retornando, só esperando que não seja Diana Payne.

Gossip Girl realmente está conseguindo me animar, e se continuar assim, tem até que chances de entregar um episódio final no mínimo razoável para a gente guardar na memória.


P.S: Golpe baixo Blair ameaçar trazer Vanessa de volta. Acho que nem vou dormir a noite com essa possibilidade!

Um comentário:

  1. Eu continuo achando a série um saco!!! Ainda bem que esses últimos episódios tem se mostrado melhores do que os antecessores! Espero que algum milagre aconteça antes da series finale!

    ResponderExcluir