domingo, 4 de novembro de 2012

[REVIEW] Arrow - 1x04 - An Innocent Man





SPOTTED: Oliver Queen sendo preso, e dessa vez não é por comportamento inadequado com os paparazzi.



Episódio interessantíssimo essa semana em Arrow, e como venho dizendo, apesar de novata e com pouco tempo de exibição, a série vem caminhando de maneira bem rápida em seu desenvolvimento. Não que a série seja cheia de duplo twists carpados, mas o desenvolvimento da história está sendo bem coerente e satisfatório e começa a desenhar o que a série será e até mesmo antecipar plots que em outras produções só veríamos para o meio da  temporada.

Um desses twists foi a suspeita prematura da polícia sobre Oliver ser o Arqueiro. Não esperava sobre nenhuma hipótese que já fossem explorar isso sendo que a série acabou de “sair das fraldas”, mas Oliver não só é suspeito como já até foi preso sobre a acusação de ser o vigilante. É claro que como todos nós podemos esperar, de alguma forma Oliver irá se livrar dessa suspeita sem deixar indícios. É impossível e até inútil tentarmos pensar o oposto disso, mas o que me deixa curioso é COMO Oliver fará para desviar os olhares incriminadores da cidade de sua verdadeira identidade. Falando nisso, vamos concordar que essa cidade é bem das ingratas, né? Nosso Arqueiro está fazendo a limpa nos malfeitores, salvando gente que iria morrer injustamente entre outras benevolências, e só o que eles conseguem é enxergá-lo como um criminoso sanguinário pior dos que ele caça? Ok que os métodos dele não são dos mais cristãos, e nesse episódio utilizou até da famosa jogada de amarrar uma vítima sobre a linha do trem e causou até rebelião em presídio, mas de qualquer forma, como Laurel disse, se a polícia fizesse o trabalho dela direito não precisaria de ninguém para se intrometer nos casos.

O caso da semana, para mim foi o mais interessante que tivemos até aqui. Oliver não precisava apenas se desdobrar para eliminar um malfeitor (o que é muito fácil para ele), mas além disso, tinha também que provar a inocência de um homem que tinha apenas 24 horas de vida até a sua execução. É claro que o fato serviu mais para ver Oliver, dessa vez na pele do Arqueiro, e Laurel trabalhando juntos, mostrando mais uma vez que eles nasceram um para outro. Quer dupla mais perfeita do que um justiceiro e uma advogada de primeira classe para limpar a cidade de todo o seu “câncer”? Os dois deram um verdadeiro show na resolução do caso, mas claro que o Arqueiro caiu muito no conceito de Laurel quando quase matou um homem, mesmo que isso tenha sido para salvar a pele dela. O que ela não sabe é que Oliver precisou matar para sobreviver na ilha, e se ele tem essa frieza hoje é porque sua vida dependeu disso, e não porque falta caráter ao personagem. Aliás, "Shengcun" (Sobreviver) foi a palavra do episódio, efoi isso que moveu a ascenção do arqueiro. Ponto para a série que com essa explicação deixou o personagem menos caricato! Aliás, essas cenas de flashback são uma das coisas que mais me interessa, por através disso podemos entender melhor como Oliver se tornou o que ele é hoje.

Sobre Laurel e Oliver,vejo um imenso potencial no casal e não me canso de dizer! E foi bem legal ver Laurel vendo no Arqueiro justamente as qualidades que ela sente que falta em Oliver, provando que ele é justamente o tipo de cara que ela precisa, mas que se esconde atrás de uma máscara de egocentrismo para proteção de sua identidade.

Já na questão dos vilões, o que ficou bem claro é que a máfia envolvendo os ricaços da cidade é muito mais perigosa do que nós imaginamos, tendo contatos em todos os lugares da cidade, inclusive dentro das prisões. Outra coisa óbvia e interessante, é que todo ele provavelmente tem uma ligação entre si e não são apenas nomes aleatórios em uma agenda. Só o que não sabemos é qual é exatamente a ligação entre eles e o que a mãe de Oliver tem a ver com tudo isso. Quem eu risco da minha lista de suspeitos é Walter, que sempre achei que estava envolvido em tudo. Talvez agora ele ganhe alguma relevância e possa vir a se tornar um aliado do Arqueiro com a descoberta dos destroços do barco naufragado da família em uma propriedade no poder de sua esposa megaevil. Esse plot é outra coisa que não esperava que viesse a tona tão cedo, mas que para minha felicidade, já começa a caminhar; Será que além do segurança Oliver irá ganhar mais um parceiro na luta contra o crime?

Mal posso esperar para ver o desfecho de tudo isso, e sei que vai demorar bastante, mas o que mais quero é ver Laurel encarnando o Canário Negro. Se bem que no ritmo que as coisas estão acontecendo, pode ser que esse futuro da personagem nem esteja tão distante assim.

P.S: Quer coisa mais hilária do que Oliver fazendo os guarda-costas de otários?

P.S²: Acho que o pessoal da produção lê as reviews do Crossover. Começaram a acrescentar trilha sonora na trama!

5 comentários:

  1. Suas reviews me fascinam!
    Eu nem via Arrow mas depois de lido isto aqui me deu uma vontade enorme de ver a série!!!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio!

      Veja "Arrow" sim, para mim foi uma das melhores estreias dessa fall season! RECOMENDO!

      Excluir
  2. A suspeita prematura de que Oliver é o homem por trás do capuz e de tanta flecha lançada, em uma época em que as armas de fogo são bem mais usuais, realmente foi surpreendente.
    Agora quanto a ingratidão da cidade, fico mais focado na ingratidão da polícia, más a própria Laurel, nos contou o motivo. A presença de alguém mais eficiente está deixando os policiais, mais propriamente falando, o pai da moça, com aquela sensação de impotência e consequente fracasso.
    Oliver seguiu o conselho da irmã e foi ser ele mesmo com a Laurel, o melhor de tudo isso é que realizou essa façanha na pele do Arqueiro, então, na hora de jogar limpo, os dois já são um só. Isso deixa o sentimento que ele tem por ela ainda mais intenso. Com ela, ele pode ser os dois, mesmo que ela ainda não tenha essa consciência.
    Acho estranho a Laurel não ter nem a dúvida, porque na hora da rebelião, a advogada olhou bem nos olhos do homem, por quem foi e ainda é apaixonada, com quem teve um relacionamento e não o reconheceu. Será que a frieza que ele teve que assimilar, o dominou por completo?
    Isso que você observou da Laurel ver as qualidades que faltam no Oliver, no Arqueiro, é bem clichê, para produções de super heróis. É sempre assim. Más, como já disse antes, às vezes, tem que repetir a receita, pra dar ponto, pelo menos, em algumas questões.
    Ainda tenho minhas suspeitas sobre o Walter, então, prefiro não comentar esse plot dele, pelo menos, por enquanto.
    Oliver trollando o guarda costa é bem hilário mesmo.
    Más agora que o antigo protetor dele aceitou a proposta, estou louco pra ver no que vai dar.

    Já doido para ver o próximo episódio Jean. Foi uma excelente review.
    Um abraço.
    Charles A. Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Os dois foram feitos um pro outro! O legal é que ambos são justiceiros, cada um a sua forma. E em breve, ambos também serão heróis! Se eles já são bons juntos agora que um não sabe do outro, imagina quando forem parceiros de luta?

      Sobre os clichês, bom, eu não sou contra os clichês. Acho que com tanta coisa que já vimos e que foi produzida, é inevitável hora ou outra toparmos com um. Mas o negócio é que em Arrow eles são bem trabalhados e enquadrados de forma interessantes. No mundo de hoje, ganha que sabe trabalhar os clichês, e não necessariamente quem foge deles.

      Muito obrigado pelo comentário! ;)

      Excluir