quinta-feira, 22 de novembro de 2012

[REVIEW] The Vampire Diaries - 4x06 - We All Go a Little Mad Sometimes




E “The Vampire Diaries” mais uma vez mostrando que nunca dá ponto sem nó!

Estava pronto para vir aqui e pela primeira vez criticar muito a série por todo esse mimimi da Elena se sentindo culpada por ter matado Connor. Não estou dizendo que ela deveria tê-lo matado e não ter sentido nada, mas vamos concordar que Elena sabe ser a rainha da chatice quando quer, então não me surpreenderia em nada que essa coisa de alucinação fosse puro remorso da parte dela. Porém, meu maior erro foi ter subestimado aquela que é a série que jamais, em hipótese alguma, deve ser subestimada, e gostei demais de ver que tinha quebrado a minha cara bonito ao ver uma história produtiva saindo desse plot.


O fato aqui, é que TVD não faz nada sem que haja uma explicação lógica, e tendo isso em mente já deveria ter sacado que isso não seria diferente com a mitologia que está sendo embasada para contar a história dos “Five Hunters”.  Essa história ainda tem muita coisa para contar e provavelmente ainda ficarei muito surpreso com tudo isso, mas ver que a loucura de Elena mais do que frescurite era uma maldição relacionada com a morte do seu caçador, foi de uma genialidade sem limites. Os Cinco são implacáveis quando vivos, mas quem imaginaria que eles são ainda mais implacáveis depois de mortos? Com toda a sua vasta experiência é claro que só Klaus poderia saber disso, fato que mostra o vilão não é importante apenas para apimentar a série, mas também para guiar os personagens por essa “vida louca” em que eles vivem. Afinal, ninguém é tão rodado quanto Klaus.

Falando nele, fiquei até que bem surpreso com o fato dele se prontificar em ajudar de certa forma Elena, que se continuasse nessa de psicopata logo iria pro saco. É claro que essa atitude dele foi pelos mesmos motivos egoístas de sempre de ter de volta aquela que é fonte da criação de seus híbridos, longe de ser por razões de piedade. Mas Klaus  demonstrou ser o personagem mais inteligente ali. Claro que Stefan não é Stefan se não fizer uma burrada básica, e ao invés de deixar quem entende do assunto tratar dele, lá foi ele deixar Elena escapar e quase ser o responsável pela morte de sua amada. Incrível como Stefan é tão falso altruísta e muitas vezes isso passa despercebido aos olhos das pessoas, quando no fundo tudo o que ele quer é que as coisas sejam do jeito DELE. Stefan quer a Elena DELE, do jeito DELE, e que viva sobre as condições que ELE acha conveniente. Coisa que ficou mais do que clara quando a medida que Elena vai mudando, Stefan luta para tê-la de volta como ela era antes, ao invés de aceitar sua nova condição. Stefan não quer a cura para que Elena se sinta melhor e tenha a oportunidade de levar uma vida normal. Stefan quer a cura para que ela volte a ser  a garota que ele conheceu e nada além disso. O egoísmo grita aqui quando se tem em vista que se ele a amasse de verdade, saberia que é muito mais seguro que ela continue como vampira.

Por isso posso dizer sem sombras de dúvidas que querer que Elena e Damon fiquem juntos, vai além de simplesmente shippar o casal. Por mais que possa soar ilusório e desanimador torcer, Damon é quem realmente Elena precisa, ainda mais com o momento em que estão vivendo agora, cada vez se demonstrando um personagem mais honesto. Damon estava com a faca e o queijo na mão para nos proporcionar aquele momento que todos nós aguardamos e se aproveitar dos momentos de raiva momentânea de Elena contra o irmão para se dar bem, mas ao invés disso ele preferiu defender Stefan contando toda a verdade sobre a cura, fazendo Elena reconsiderar sua relação com o personagem mais boring da história. Damon ainda quer Elena, mas dessa vez de forma honesta. Como não torcer para que isso dê certo? Hora ou outra eles irão se acertar, vou manter o pensamento positivo até o fim.

Mas voltando ao núcleo bombástico da trama, o que foi Elena surtando? Gostei demais de todas as cenas, principalmente quando ela foi posta contra Katherine dentro de sua própria mente. Katherine é o lado negro que Elena luta para não ser, então nada mais lógico e interessante que ela estando dentro de seu pior pesadelo jogando na sua cara os seus piores temores e distorcendo algumas verdades para soar conveniente. Isso só me deixou com mais saudades da vampiranha, e ainda espero pelo seu retorno definitivo!

Contudo, o ponto alto dessa história, com certeza foi Elena esfaqueando Jeremy. Foi o ápice da loucura dela, e aposto que apesar de chocante, muita gente torceu para que Jeremy estivesse sem o anel e que Elena aproveitasse o embalo para empalar Bonnie também, mas é claro que isso não iria acontecer. O mais legal de tudo é que com toda essa loucura da trama dos caçadores, fiquei até que um pouco aliviado por Jeremy continuar na trama. Jeremy teve que matar um híbrido para ocupar o lugar de Connor na linhagem e assim conseguir salvar Elena da maldição. Foi um ato heroico  mas que provavelmente irá custar muita coisa a Jeremy e a outros personagens, inclusive para Tyler que com um pouco de razão, não vê vantagem em trocar a vida de um amigo por outro. Foi interessante ver como Tyler teve um momento de lucidez que ninguém nunca teve até agora, afinal é até um pouco irritante como muita gente ali pensa e age de forma como o bem estar de Elena fosse  o mais importante de tudo.

Agora sobre as conseqüências que isso terá para Jeremy, ninguém sabe como funciona essa herança de caçador, mas imagino eu que o escolhido não tenha muito para onde fugir, o que me faz pensar se Jeremy irá virar a casaca e vestir dignamente a camisa dos caçadores mesmo que contra a sua vontade. Se sim, com certeza será a trama mais promissora que o personagem teve até agora, e começo a achar que até torço um pouquinho para que ele ganhe a relevância que nunca teve.

Não dá para saber se esse realmente é o caminho, até porque Shane é o personagem que se mostra cada vez mais envolvido e interessado para que o mapa das tatuagens se completem e cada vez mais se mostra mais ligado a mitologia dos caçadores. É ainda difícil dizer ao que o personagem veio e o que ele está arquitetando, mas presumo que seja  algo grande, tendo em vista o grande conhecimento que ele tem sobre as questões sobrenaturais. O mais interessante é que nesse plot até April, que até então parar mim foi a inserção mais dispensável no elenco da série, agora começa a ganhar certa função na história. Muito provavelmente ela será o elo de ligação para começarmos a entender muita coisa sobre Shane e como ele estava relacionado com a história do pastor e a caça aos vampiros, apesar de achar que suas pretensões vão muito além de achar a cura. Não entra na minha cabeça que ele queira tanto assim eliminar os vampiros apenas por querer, mas suas intenções ainda vão levar um tempinho para que seja esclarecida. Já começo a me perguntar se Shane terá cacife para substituir Klaus no posto de maior vilão da história da série!

É, meus caros, quem achava que TVD chegaria ao seu quarto ano cansada e pedindo por fôlego, pode tirar o cavalinho da chuva, porque com tudo que estamos vendo, a série tem muito ar ainda para respirar, e sobretudo, para nos deixar sem fôlego., Mitologias sempre foram o forte da série, e eu já estou doido para desvendar mais essa trama que está se formando!

Um comentário:

  1. Também estou muito feliz com essa temporada de TVD! E ver Kath e Elena esfaqueando o Jeremy foram as melhores partes do episódio! Concordo quando você diz que o forte da série é a mitologia. Eu, particularmente, estou no mínimo curioso para saber tudo sobre a elite dos 5 caçadores!

    ResponderExcluir