sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[REVIEW] Fringe – 5x09 – Black Blotter

 
Aventurando-se com a equipe Fringe e mergulhando no mundo fantástico de Walter Bishop.

Fringe traz mais uma vez um episódio psicológico, com um discorrer tranquilo na maior parte do tempo, sem muitos twits na trama ou cenas ricas de ação. É um daqueles episódios que explora o lado humano, que passeia pela subjetividade dos personagens e traz consigo uma reflexão importante. O foco da vez foi Walter, que depois de cosumir uma droga de fabricação caseira chamada de Black Blotter (aka uma versão extraforte da nossa querida Brown Betty), começa a viajar por dentro de si mesmo em forma de severas alucinações. Nesse meio tempo, o rádio encontrado pela equipe Fringe no 5x06 começa a emitir uma mensagem codificada e, não conseguindo quebrar o código, o quarteto decide localizar o sinal de emissão e ir atrás de algumas respostas.
Em um primeiro momento, Peter e Olivia se encarregam de, sozinhos, encontrarem o sinal. Preciso dizer que amei essa sequência? Não né. Aquele momento mata-shipper do casal na floresta já implica naturalmente um nível infinito de fangirling. A declaração do Peter é a coisa mais linda, e poha, carrega uma premissa tão verdadeira! Ao longo de todas as temporadas, todas as loucuras que a Olive já fez pelo Peter em nome do sentimento, atravessar universos, perdoar uma traição, abandonar toda uma timeline e memórias importantes, etc etc. Ele tem mesmo uma puta sorte de ter uma mulher como essa! E o beijo? FINALMENTE UM BEIJO POLIVIA NESSA TEMPORADA \o/ Enfim, muito amor por essa cena, muito amor por ver meu OTP funcionando de novo.
Outro ponto que vale destacar nessa sequência da floresta é o descobrimento dos restos mortais do nosso querido Sam Weiss. Mas vou logo dizendo que não engoli essa não, Fringe me fez ficar muito pé-atrás com as coisas, não consigo acreditar que um personagem como o Sam tá morto e pronto. But, mesmo que esteja, foi legal ver que ele morreu ainda sendo do time dos bonzinhos, morreu em nome da causa, protegendo o sinal, e de quebra matou dois boldies e um legalista. RIP Sam, saudades eternas, love you s2 E tenho que dizer, foi muito estranho ver Astrid e Walter sem saber quem era o Sam! Nunca consegui me acostumar de verdade com o reset da quarta temporada, fato.
Enfim, depois de descobrir que a localização do sinal era fake, Walter e Astrid se juntam a Peter e Olivia para seguirem rumo ao verdadeiro lugar. Nesse meio tempo, muitas loucas alucinações de Walter pra nos angustiar e até nos divertir! Então depois de um tiroteiozinho básico com uns legalistas, nossos herois chegam ao local de destino. Mas como nada é fácil para eles, são recebidos com uma espingarda e seríssimas ameaças do dono da propriedade. Após algo que eu chamaria de maior “viagem” ever do Walter, o nosso bom velhinho se lembra da senha que garante a segurança da trupe. Aí então se revela o objetivo por trás da transmissão do sinal; Donald moveu o mini-Observador do Universo de Bolso para uma casa de família onde um casal superfofo ficou cuidando do pequeno, e a equipe precisava levá-lo, pois ele é uma importante parte do plano (que só Deus sabe qual é afinal).
Preciso dizer que achei muito bonitinha a cena de Peter e Olivia dando chocolate quente pro ‘Michael’. Queria TANTO vê-los como pais, criando um pirralho juntos, sabe? Dá um aperto no coração isso, por causa da Etta e talz. É tudo tão triste. Mas enfim, nessa cena também ficamos sabendo que o mini-Observador se lembra da Olivia, ainda tem a empatia, e creio que isso será importante mais pra frente, essa ligação dos dois será crucial, até porque não faria sentido trazer o personagem de volta e não utilizar isso. Meu sonho agora era só entender qual é a desse garoto. Como é que ele nasceu (se é que essas coisas nascem), se ele é a única criança da raça, se ele também tem aquela tecnologia alojada no cérebro, por que não envelhece, por que a empatia com a Olivia, qual as semelhanças e diferenças dele para um Observador adulto, qual a importância dele para o plano, etc etc etc. Quero uma explicação bem linda e clara de quem é esse garoto de verdade.
Assim como também quero saber quem diabos é o Donald afinal? Porque eu teorizei numa review anterior que esse era o mesmo Donald que na segunda temporada trabalhava de capataz pros Observadores, mas que frente a invasão mudou de lado e passou a ajudar sua raça e Setembro a salvar o mundo. Mas estou começando a ter minhas dúvidas em relação a isso. Tá certo que no 2x08, a equipe Fringe não chega a conhecer o Donald, então faz sentido que eles não se lembrem do moço agora. Mas sl, se fosse o mesmo cara creio que titio Joel já teria dado uma dica né? Não sei o que pensar, Fringe é tão imprevisível, tão difícil de se ler.
Quanto à situação do Walter que é apresentada ao longo da aventura da vez por meio das alucinações, a reflexão moral que ela traz consigo, é de emocionar de verdade. Dá uma pena tão grande dele durante todo o episódio, vê-lo enfrentando sozinho seus dilemas com o pouco de sanidade que ainda lhe resta, vê-lo tentando ser forte quando o “outro” Dr Bishop tenta tomar conta, é de partir o coração. Walter é de longe o personagem mais profundo da série, sua trajetória sempre teve tantas implicações, tantos paradoxos, ele sempre foi o vilão e o heroi simultaneamente, muito mais complexo do que os olhos veem. E tê-lo agora tentando lidar com toda a enxurrada de lembranças, de responsabilidades, culpa, arrependimentos, e tudo mais que ele experimentou durante esse 5x09, foi profundamente tocante, tanto a nível de personagem como a nível de história. Sem palavras para a cena final, reviver aquele drama inicial que acompanhamos se desenvolver desde a segunda temporada, o coração ficou na garganta. Se a cada novo episódio de Fringe tiver flashbacks assim eu não sobrevivo até a series finale, I mean it. E pfv, estou com muito medo do que pode acontecer com o Walter, ele tem que remover logo aquelas partes do cérebro antes que seja tarde demais. Não passamos por tanto sofrimento pra recuperarmos o Peter, para agora perdermos o Walter assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário