sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[SÉRIES] Doctor Who e o Fim do Mundo



Sem sombra de dúvidas uns dos assuntos mais falados hoje, 21/12/12, foi o famigerado fim do mundo previsto pelos Maias a muito, muito, muito tempo atrás. Fato, que até agora, toda profecia dessa civilização se mostrou errada. Afinal, se você está lendo esse post, definitivamente, o fim do mundo não aconteceu, ainda.


 Temas como esse são, geralmente, retratadas em várias séries. Podemos citar o apocalipse que os garotos de Supernatural nos livraram, dos inúmeros fringe events, e até mesmo o desligamento da energia em Revolution, pode ser considerado o fim do mundo. Até porque o que seria de nós sem internet? Não gosto nem de pensar nessa possibilidade.

Fato, é que de alguma maneira, ou de outra, séries tratam desse tema, mesmo que de uma maneira diferente. O fim do mundo acaba se tornando uma espécie de estado emocional, físico ou qualquer outro. O que não mundo é que sempre há um herói ou vários deles que livram a humanidade e o planeta Terra do fim.

Fugindo um pouco dessa temática, Doctor Who nos apresenta um fim do mundo de verdade. Quem acompanha a série sabe que o Doctor já salvou nosso querido planeta inúmeras vezes, mas segundo as leis do universo, nada é eterno. E dessa vez o Doctor não poderia fazer nada, a não ser assistir ao fim de camarote.

Na primeira temporada da série moderna o 9th Doctor leva Rose Tyler para uma viagem inesquecível, o fim do mundo. Depois daquele momento incrível que a garota descobre que a TARDIS é maior por dentro, o Doctor a leva para 5 bilhões de anos no futuro, exatamente no dia que o sol explode e engole a Terra, ou seja, o fim do mundo.

No dec da Plataforma 1, totalmente protegidas da radiação solar, raças alienígenas se reúnem para ver o fim da Terra. Entre os expectadores está Cassandra, a última humana pura. Nessa época a raça humana havia se expandido por todo o universo e cruzado com raças alienígenas. Se já foi difícil aceitar os negros e os homossexuais na sociedade nos últimos anos, no ano 5 bilhão vai ser comum humanos-árvores, humanos-ratos, humanos-gatos, e qualquer outros cruzamentos possíveis conviverem em paz. Viva a diversidade!

Cassandra, última humana pura, causando no fim do mundo.

Fica evidente no decorrer do episódio o quão difícil foi para Rosa presenciar o fim da Terra. Vale ressaltar que no ocorrido, o planeta já estava deserto, ou seja, não houve mortes lá. O interessante nesse episódio é como o roteiro se utiliza de recursos narrativos para fazer uma crítica sobre nós, humanos e a maneira como tratamos o nosso planeta.

Uma parte engraça do episódio é que minutos antes do fim, a Cassandra nos apresenta alguns “apetrechos” que os terráqueos usavam. Entre eles está uma vitrola e como trilha sonora para coroar o momento, toca "Toxic" da Britney. Talvez daí tenha surgido a ideia para o single "Till The Word Ends" da mesma cantora. Por quê? Você vai ter que assistir ao episódio para descobrir.

E se você ainda não acompanha Doctor Who não perca tempo. Afinal, o mundo pode acabar a qualquer momento devido a um paradoxo no Espaço-Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário