sexta-feira, 22 de março de 2013

[REVIEW] Pretty Little Liars - 3x24 - A Dangerous GAme [Season Finale]



Acho que agora posso dizer: Valeu a pena!!!!!

Se segurem na cadeira, e quem estiver sentado, deite! Porque eu FINALMENTE posso dizer que terminei um episódio dessa segunda metade da 3° temporada de PLL satisfeito. Na verdade, posso dizer que terminei o episódio muito mais do que simplesmente satisfeito. Terminei ele feliz, com um sorriso no rosto e com a empolgação revigorada para continuar no barco com as nossas quatro queridas pilantrinhas para seu quarto ano de vida. É como se todo esforço de passar por tortuosos episódios tivesse valido a pena, e que todo o sofrimento fosse necessário para a série chegar a essa super season finale.

Minha contentação vem partes por termos tido um episódio bastante dinâmico e que talvez comece a dar um direcionamento para a série, sem enrolação e que se focou nas revelações, mesmo que nada de fato tenha sido revelado. Mas de certa forma, até o fato de termos tido espaço para novos mistérios, para mim serviu como um ponto positivo. Quero que a história ande, não que a série acabe. Então é bom vermos que temos fôlego para pelo menos mais uma temporada, e dessa vez, há de se convir de que a história ainda assim caminhou.

A maior expectativa do episódio era obviamente sobre a identidade da Red Coat, também conhecida como a “quenga escarlate”. E com os rumos desanimadores que a série vinha tomando, já estava preparado para vir aqui e escrever meu desapontamento de que no fim das contas ela era Cece. Mas talvez pela primeiríssima vez na história de PLL fui surpreendido positivamente, e o mais estranho de tudo é que por uma coisa que eu já aguardava. A deixa do episódio é que no fim das contas Ali está mesmo viva, e ela é sim a dona do casaco vermelho. Tudo aponta para isso, todos alegam ter visto Ali e mesmo tendo aquela velha probabilidade de arregarem, acho que dessa vez a série tomou coragem para fazer algo inovador e realmente surpreendente. O final da suposta Ali sendo resgatada, dá a  entender que no momento é quase impossível voltar atrás com essa história, e eu não poderia estar mais feliz com isso.

Enquanto parte de um mistério é revelado, eis que outro surge já nos fazendo roer as unhas para solucioná-lo. Que raios Shana, Jenna e Melissa escondem? Meu primeiro espanto é com o fato de Shanna passar a ter alguma relevância na trama que vá além de servir de trocadilhos infames com o seu nome em reviews mundo a fora. Jamais nas minhas mais loucas hipóteses iria imaginar que era com ela que Jenna trocava confidencia e palavras carinhosas (de forma bem suspeita, se é que me entendem). Não dá para fazer ideia do tipo de relação que essas três tem e quais são as motivações delas, mas minha teoria é que elas sejam uma parte diferente do A Team, também comandado por Ali mas que não tem ralação direta com Mona, como se a mandante de tudo saíssse cidade afora recrutando membros para seu "clubinho do mal". Estaria PLL querendo dar uma de The Following? (risos)

Outro presente para mim na série foi ver enfim Spencer de volta a ativa, de banho tomado e mais linda do que nunca. A série só tem a ganhar quando a interação entre as quatro protagonistas é plena, e parte do meu descontentamento antes era justamente pelo fato de uma das personagens mais importantes para o grupo estar quebrando quase que toda essa dinâmica. Como já podíamos suspeitar, Spencer estava mesmo dando uma de Nikita (palavras de Hanna) e jogando no A-Team para dar vantagem para as meninas e de certa forma conseguir restabelecer o seu contato com Toby, que para a surpresa das meninas e para confirmar o que todos nós já sabíamos, estava vivo. Fiquei muito surpreso, porque tinha certeza absoluta que iria achar um porre a trama do reencontro dos dois e todo esse "mimimi" de "fiz para te proteger", mas posso dizer que foi uma das cenas mais tocantes e bonitas de PLL ver os dois pombinhos se reconciliando. As lágrimas no olhar de Toby foi o que bastou para entendermos o “Eu te amo, fiz merda, mas quero que me entenda” e ganhar a minha torcida novamente.

E se Spencer e Toby tiveram seu momento de melação, por que não deixar um pouquinho de drama para o casal mais firme da série? Ezra e Aria terminaram e tiveram uma cena de partir o coração, mas vejo o drama dos dois como algo até que positivo para a historia. Mais uma temporada inteira de Aria bancado a madrasta aos 17 anos não iria rolar, então vais ser bom os dois darem uma respirada. Só espero que nesse meio tempo Aria não invente de ir atrás de Wes, se não retiro tudo o que já disse aqui.

O mais irônico do episódio ficou com a quela que se sentia a maioral, onipresente, onisciente e absoluta durante todo esse tempo finalmente cair co cavalo. Quem poderia prever que nem Mona sabia a identidade da Red Coat? E quem poderia prever que no fim de tudo Mona se veria como um gatinho encurralado dependendo das Liars para sobreviver? Até que gostei de ver a interação entre ela e as meninas por algum momento no mesmo time, e gostei mais ainda de saber que Mona era realmente só a pontinha minúscula de um imenso iceberg. Não quero afirmar nada, mas Alison é a grande vilã da história, e já deixa a entender que a próxima temporada promete! Eu pelo menos já estou super empolgado. 

Nesse plot ainda, temos que descartar que finalmente as meninas conseguiram por em ação um plano bem arquitetado, que foi inclusive o que trouxe Mona para o lado delas. Fico na expectativa e na curiosidade de saber como será a dinâmica da próxima temporada, já que agora Mona foi completamente desmascarada e provavelmente não trabalhará mais para a Red Coat. Não há mais tempo e não há mais como arregar, PLL finalmente chegou em sua fase de crescimento e de ganhar sustância, e nós estaremos aqui, satisfeito ou não, ansiosos pela resolução e introdução de mais mistérios




2 comentários:

  1. Não seria tão otimista como você em relação a PLL. Tá certo que o episódio isolado foi bom, teve ritmo e tal. Mas pelo histórico da série é capaz de tudo que parece promissor e interessante morra na praia. Não posso me esquecer do plot Black Swan e tantos outros. É nesse fato que se encontra meu maior descontentamento com a série, que tem tudo para ser boa mas prefere ser estúpida e totalmente previsível. Por essas e outras eu abandono esse barco. Se um dia a série voltar a ficar interessante, ainda poderei ver.

    Não acho que Shanna, Melissa e Jenna sejam parte da A Team de Mona. Acho que Alisson está é se escondendo por trás dessa morte. O fogo na casa acho que foi ideia da Jenna para se vingar das meninas. O conteúdo do porta-malas não me deixa curioso. Deve ser algo que sera esquecido antes do quinto episódio da quarta temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas estou falando exatamente do episódio. Não dá para analisar ele de forma isolada, porque ele é parte da trama, e se ele foi bom não tem porque eu vir aqui e dizer que foi ruim.

      Acho sim que PLL sempre corre atras do rabo e quando promete algo sempre acaba arregando. Mas se estávamos pedindo por um episódio bom, e quando ele acontece dizemos que não podemos nos animar porque foi um episódio isolado, qual é o ponto de esperarmos por um episódio legal então?

      Excluir