sábado, 18 de maio de 2013

[REVIEW] The Vampire Diaries – 4x23 –Graduation [SEASON FINALE]


A melhor finale para a pior temporada! Vamos aplaudir?


Pretendia fazer uma review totalmente analítica, fazer um texto balanceando todos os acontecimentos que tivemos nessa tortuosa e difícil de engolir a temporada, até chegarmos a essa fianle, mas a verdade é que depois de ver esse episódio, ser racional torna-se quase impossível. Talvez parte disso seja pelo fato de estar escrevendo esse texto logo após ter visto o episódio, mas prefiro que seja sim. TVD passou sim por mau-bocados, mas se tudo isso era necessário para vermos uma finale como essa, SIM, JULIE! EU TE PERDOO!


O fato é que estava achando esse episódio bem mais ou menos até certo ponto, mas o que temos que analisar é que Srta. Plec (até certo momento) preferiu não se ater aos tradicionais plot twists sambativos e nos pegar pelo lado da emoção. E posso dizer que essa tática funcionou muito bem, pelo menos para mim. Tudo foi lindo, maravilhoso, regado a lágrimas e estaria sim muito satisfeito se essa finale tivesse sido toda baseada nisso. Mas se em seus últimos minutos, quando tudo parecia estar perto de acabar, a série soube dar A MAIOR REVIORAVOLTA DE TODOS OS TEMPOS, quem sou eu para reclamar???

A maior surpresa e o que me causou uma reação quase histérica quando vi acontecer, foi a conclusão do plot da bendita cura! Não via a hora disso acabar. Na verdade, achei que no episódio anterior já havíamos superado essa fase, mas o seu desfecho bombástico ainda estava por vir. Bom, até aqui me contive, mas agora liberarei a mesma reação que tive quando vi o que havia acontecido, mas tive que segurar até agora para começar esse texto de uma forma sã:


NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

D: D: D: D: D:

              


Como assim, produção? É isso mesmo que eu vi? A nossa musa, nossa inspiração, a protagonista de nossos sonhos, ela, a única (quase), a inigualável (quase²), a incomparável (quase³) e melhor vampira de todos os tempos simplesmente não é mais vampira???? Em todas as minhas teorias, Katherine jamais entraria nas minhas listas de opções para deixar de ser sanguessuga. É simplesmente impossível imaginar Katherine sendo uma vulnerável humana comum, e não sei como irão manter o plot dela daqui pra frente. Na verdade, tudo é bem fácil de resolver: Katherine pode pedir um favor a algum amigo (não que ela tenha muitos), beber o sangue de vampiro de algum deles e depois morrer. Ok, claro que não usarão um plot chulo com esse que descrevi acima, mas apesar de minha indignação e desespero, estou de certa forma ansioso para ver a continuação dessa história. No fim das contas, até gostei desse plot, porque ele gera surpresa e COMOÇÃO. E para mim, se tem uma coisa que uma boa série tem que fazer é mexer absurdamente com nossas emoções. E sim, esse plot conseguiu fazer isso! Diga-se de passagem, a cena do acerto de contas entre Katherine e Elena foi épica, e Elena se mostra mais inteligente do que todos nós podíamos imaginar fazendo a Vampirinaha engolir a cura goela abaixo.

Falando na nossa linda Elena, ela para mim durante o episódio foi uma grata surpresa. Sempre gostei da personagem (ao contrário de muita gente), mas é fácil dizer que até quem gosta de Elena se irrita com ela em muitos pontos.  Porém nesse episódio vi uma protagonista fortalecida, equilibrada, não sendo uma mosca morta mas também não sendo uma bitch irritante. Arrisco-me a dizer que Elena se encontrou como pessoa, e coincidentemente ou não, essa auto-descoberta veio justamente quando ela realmente descobriu seu amor por Damon. JULIE, SUA BITCH! Acho qeu devo dizer agora que te amo! Como é possível uma showrunner se fazer ser odiada durante toda uma temporada, usando um dos plots mais controversos da história das séries, para depois conseguir reparar tudo de uma forma totalmente coerente? Deixe-me explicar meu ponto de vista. Pode ter parecido extremamente irritante para nós, fãs, termos visto que o plot que nós mais aguardávamos para ver se concretizou através dessa história esdrúxula de “sire bond”. Mas parando bem para analisar, ter visto Damon e Elena passando por toda essa barra de dúvidas, para no fim descobrirem que todo o amor que sentem um pelo outro é acima de qualquer ligação, só torna a história deles ainda mais forte e mais épica. Uma relação épica como essa só poderia ter nos proporcionado uma cena AINDA MAIS ÉPICA. Não me lembro de ter visto em toda a história da série, uma cena romântica tão forte e tão empolgante quanto a negação de Damon em aceitar que ele no fim das contas pode ser o cara certo para Elena e a declaração de Elena para ele de que independente de ele ser o cara certo para ela ou não, é dele que ela precisa e é ele que ela quer em sua vida agora. (Alô, Nina e Ian? Será que rola dar uma reatada para levar os shippers ainda mais a loucura agora??)

Falando em cenas bonitinhas e românticas, isso foi o que não faltou nesse episódio, né? Teve para todos os gostos e a minha favorita definitivamente foi entre Rebekah e Matt. Nunca imaginei que iria torcer por esse casal e que um dia a história deles iria se tornar interessante, mas ver os dois fazendo planos e ver Matt aceitando o convite de Rebekah para viajar pelo mundo, bem como ver a Barbie Klaus mostrando seus sentimentos por Matt são verdadeiros, foi extremamente arrebatador. Só não sei ainda porque estão nos fazendo criar tanta simpatia por um casal que não tem futuro. TVD encerrou sua temporada, e na próxima fall season quando a série voltar, The Originals também estará estreando. Será que não era hora de Rebekah ter uma justificativa para migrar para New Orleans? Não que eu queira ela fora de The Vampire Diaries, acho até que ela é um dos pontos fortes da série no momento, mas se vão mesmo fazer isso já era hora de ter desenvolvido um plot convincente.


Mas, sobretudo, o ponto emocional desse episódio não foi só dado pelos casais e por cenas românticas. O episódio foi emocional em um nível muito maior. Além de tudo, marca um ciclo que se encerra na vida de todos os personagens através da formatura. É uma vida nova que eles iniciam, e talvez a série também ganhe novos ares com isso. A comemoração do encerramento desse ciclo não poderia ter sido melhor, nos fazendo rever talvez pela última vez alguns personagens que de certa forma representaram algo muito grande para a série e todo esse ciclo. Foi bom rever Alaric por mais tempo, principalmente vermos em cena a sua amizade com Damon, que para mim era um dos pontos mais legais de TVD. E digo exatamente o mesmo sobre Lexi, que é o equivalente ao que o Alaric é para o Damon na vida de Stefan. E claro, agora temos menino Jeremy que está de volta à ativa. É até engraçado dizer que literalmente TROCARAM uma Bonnie por um Jeremy, pois ao passo que Bonnie dá adeus a Mystic Falls, Jeremy está de volta, o que certamente dará um alívio para a vida emocional de Elena. O mais bizarro daqui foi eu, me EMOCIONANDO COM BONNIE! Sim, sempre fui dos times que achavam a menina uma chata, mas ao ver a despedida dela com Jeremy e ver que provavelmente ela não voltará mais a série, me senti com um certo vazio. Querendo ou não, tirando Bonnie da trama também estamos tirando parte da mitologia da série. Bruxaria sempre foi um dos nichos principais de TVD, então não acho correto tirar isso definitivamente da história. Fora que Bonnie foi sim uma personagem marcante e importante na vida de todos em Mystic Falls. Ela foi a melhor amiga, a namorada, a amiga odiada, e por diversas vezes, a justificativa fácil para solucionar muita coisa na série. Acho seguro dizer que até os produtores irão sentir falta de resolver as coisas facilmente através de magia, mas também admiro a bravura dos mesmos em se arriscar a começar a escrever uma trama na qual serão necessários desenvolvimentos mais embasados.

Mas vamos agora a um plot novo, e último dessa review que já se estendeu demais. Não achei que fossem trazer Silas de volta a trama, para mim a trama dele havia se encerrado no episódio anterior junto com o da Cura, mas se for para a trama voltar em auto estilo e explodindo cabeças como ela voltou, posso dizer: SILAS, MY FRIEND! WELCOME BACK TO MYSTIC FALLS! Ainda não sei como expressar a surpresa para mim que foi ver que no fim das contas Silas é um DOPPELGANGER DE STEFAN! Claro que pensar na possibilidade de termos DOIS STEFANS rondando a cidade é no mínimo desesperadora, mas acho que Silas será o equivalente ao contraponto que Katherine é para Elena, e sinceramente gostei muito do que vi nos dois segundo que o vimos com sua real face. Outro ponto bacana disto, é que fez com que FINALMENTE toda essa história envolvendo Silas fizesse algum sentido. Silas ser um doppelganger, faz com que toda a sua trama seja algo amarrado ao que já conhecemos de The Vampire Diaries, e não só um plot avulso colocado na série porque não tinham mais o que fazer, como sentia antes. Fora que também é uma ótima justificativa para que Silas NUNCA mostrasse sua real face para os personagens. Silas ser deformado, Silas querer passar a eternidade ao lado do amor de sua vida, Silas vs. Quetsyah... para mim nada disso nunca fez muito sentido, mas de certa forma agora tudo se encaixa. Só fica o questionamento se Julie Plec fez toda a merda que fez intencionalmente para no fim dar uma virada épica, ou se todas essas tramas soltas terem dado certo foi pura sorte do acaso.



P.S:  Mais alguém aí achou que o plot de Silas ser a primeira Petrova seria mais interessante? Acho que perderam uma baita oportunidade aí!

P.S²: Esse foi o último episódio de Julie Plec como showrunner. Quem assume agora é Caroline Dries, que já fazia parte da equipe de Julie Plec. Vamos torcer para ela ser melhor que sua mentora!





Um comentário:

  1. Apesar de não ter gostado da Kath humana espero que desenvolvam isso. Adore as cenas Delena e gostei de Matt com Rebekah. É bem capaz dela e Matt irem para The Originals, mas preferia que Rebekah quicasse em TVD. Caroline foi muito linda com Klaus e a fala de Klaus dizendo que seria o último amor da vida dela foi lindo. Shipei lindamente! Elena encontrou finalmente o equilíbrio e tô gostando disso. Não acho que vou sentir falta da Bonnie e já já arrumam uma bruxa nova e mais bonita. Não gostei muito do plot do Stefan, mas se colocarem Quetsyah como a petrova original e que Silas vai querer roubar Elena de Damon eu vou desistir dessa série! Por favor! Delena é vida!!!

    ResponderExcluir