segunda-feira, 14 de outubro de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] Na Boquinha da Garrafa – Gera Samba / É o Tchan


Dia das crianças já passou, mas ainda há espaço para alguns questionamentos. Quem tem por aí uns vinte e poucos anos sabe: A infância que se vivencia hoje não é a mesma de antigamente. E olha que a década de 90 não faz tanto tempo assim não.


Hoje, na Música da Semana, vamos mais uma vez entrar no túnel do tempo e relembrar uma época de poucas crises e de profundas modificações. O Axé estava se solidificando como expressão artistas e uma estética, que já fora muito utilizada em tempos de outrora, estava voltando com força para se misturar a amalgama cultura popular.

Afinal, o duplo sentido nas letras populares ganhou uma dimensão nova, atingindo massas e ganhando o gosto do povo. Essa característica fica ainda mais forte um tempo mais tarde, com o estouro do “É o Tchan”.

Este post não é só sobre uma música, mas sim sobre toda uma “manifestação”. Será que nos tempos de hoje, o hit “Na Boquinha da Garrafa” seria aceito da mesma forma? Seria prudente um grupo de exala sexualidade cantando letras com referência simbólica ao sexo em programas infantis? Gostaria que cada um pensasse nisso por um momento e tentasse elucidar algumas respostas (por favor, compartilhe sua opinião nos comentários).

De lá para cá, aproximadamente vinte anos depois, o que mudou? Será que agora, que temos mais acesso a informação, nossa percepção mudou? Será que passamos a detestar coisas como “Na Boquinha da Garrafa” e passamos a gostar mais de coisas como “Garota de Ipanema”?

Acho incrível como a nossa percepção muda de acordo com o contexto que vivemos. Começo a entender um pouco de o porquê o funk carioca, que apresenta uma vertente semelhante, ser tão criticado hoje em dia. A verdade é que somos pervertidos e, por mais que a gente tente negar isso, alguém (que ganha muito dinheiro para isso, por sinal) vem esfregar na nossa cara a verdade.

Talvez a diferença, é que hoje em dia, a coisa é ainda mais explicita, mais direta, e sem a intermediações e adequações de linguagem. Depois de dançar na boquinha da garrafa, segurar o tchan e fazer a cobra subir, a cobra subir, nossa juventude cresceu alarmando os índices de gravidez na adolescência, e o número de divórcios. Agora imagina o que my pussy é o poder, o creu, creu, creu  e coisas do gênero podem fazer?


Pelo visto, estamos mesmo perdidos. Pelo menos agora podemos nos fufu no ritmo de “Na Boquinha da Garrafa”, mas com moderação. Afinal, ninguém que descer até o CHÃO, CHÃO, CHÃO.

Confiram agora a apresentação do hit "Na Boquinha da Garrafa" em um dos programas apresentados por Silvio Santos, que conta com a presença de inocentes crianças.

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Não vou nem comentar a escolha da música. Apenas o texto, que está muito bem escrito. Parabéns pelas reflexões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jean! O que importa mesmo são as reflexões. A escolha da música foi só o canal.

      Excluir
  2. PRFV ~NO SAMBA ELA ME DIZ QUE RALA~ SE ISSO NÃO É POESIA EU NÃO SEI DE MAIS NADA.

    ResponderExcluir