quarta-feira, 23 de outubro de 2013

[REVIEW] Arrow – 2x02 – Identity


Em busca de problemas.

E conforme o prometido no episódio anterior, Arrow segue o seu caminho para transformar Oliver em um herói completo, cada vez mais distante do vingador que conhecíamos. O episódio da semana foi interessante justamente por dar início a essa nova faceta do personagem, longe de mortes, de sua Blacklist e trabalhando sempre em prol do bem maior da cidade. É até engraçado notar que depois de um longo ano trabalhando com um objetivo bem específico, Oliver inicia o episódio perdido sem saber como se guiar em sua nova jornada e a quais vilões seria mais conveniente  perseguir, já que a lista de nomes do seu pai não se enquadra mais em seu senso de justiça. Porém, em uma cidade como Starling City, o que não faltam são problemas para serem resolvidos e corruptos para serem capturados , então não demorou muito para que Oliver encontrasse  problemas a serem solucionados.

O primeiro deles é nosso enigmático Sebastian Blood. Para quem não sabe, o personagem existe nas HQ’s sob o codinome de Brother Blood, um vilão demoníaco dos mais sombrios existentes nas histórias em quadrinhos. De momento, o Blood da nossa série, de sangrento só tem o nome e no quesito em vilão, se limita a ser uma pedra no sapato quando Oliver não está vestido de seu capuz. O personagem  é o vereador mais popular da cidade e tem toda uma pose de revolucionário, que não poderia ser mais oportuna para ascender um candidato em uma Starling City que se encontra desolada. Toda a pompa do político pode até soar nobre a primeira vista, mas todo esse ativismo e propensão a criar alarde, soam falsos e já espero a hora de ver sua transformação no maior vilão da temporada.  Oliver realmente está tentando corrigir todos os erros de Moira e limpar o nome de sua família, mas Sebastian não parece ser do tipo que irá deixar que isso aconteça facilmente e, logo em sua introdução, não demorou nada em jogar toda a cidade contra o nosso herói e deixar como falha sua primeira tentativa em fazer uma obra de caridade. Só me pergunto quais são as reais intenções de Sebastian Blood, afinal não acredito que todo esse ativismo revolucionário que ele tenta passar, venham realmente da vontade de ver mudanças na cidade.

Como antagonista para o arqueiro, é interessante que mesmo quando Oliver está procurando novas direções para proteger a cidade ele acaba topando com peças já antigas de suas outras batalhas. China White retorna como a responsável pelo roubo dos medicamentos que seriam direcionados ao Glades, o que prova que as intenções da chinesa branca (cosplay de Tempestade) não se limitam apenas ao tráfico de drogas, mas vão além de qualquer limite pelo dinheiro, para ver destruição ou até mesmo simplesmente para mostrar “quem manda no pedaço”. Nesse plot, vale muito à pena a introdução do Bronze Tiger, outro personagem retirado das HQ’s. Não sei ao certo quais são as pretensões dos produtores quanto a permanência do personagem na trama, mas tendo em vista que a intenção é cada vez mais aguardar os fãs dos quadrinhos, penso que Tiger não se limitará a ser apenas um capanga de China e terá um papel de maior importância mais pra frente.  Quem parece que não irá dar mais o ar da graça na série por enquanto, é a própria China, que após embates eletrizantes com o Arqueiro, acaba enfim presa.  Talvez esse tenha sido o primeiro passo do Arqueiro notável por todos  em direção a sua mudança de postura e que demonstra sua vontade de ser visto como um herói. Como a própria China declarou,  o antigo Oliver não teria perdido a oportunidade de eliminá-la naquele momento, para acabar com boa parte dos problemas da cidade de vez. Mas o novo Oliver busca a justiça, mas também quer poder dormir com consciência tranquila, após um dia de  batalha.



Cá entre nós... tem como não já cair de amores por essa temporada de Arrow? Esse episódio teve um saldo totalmente positivo, não só por finalizar a trama de China, que vemos desde a primeira temporada, mas também por ter conseguido usar esse mesmo plot para aproximar ainda mais Oliver e Roy, e deixar os fãs das HQ’s LOUCOS de vontade de ver logo esse plot se desenvolver e vermos Roy na pele do Arsenal. Eu, sinceramente, não tenho pressa, pois acho extremamente louvável a forma cuidadosa como Arrow embasa seus personagens. Porém, o plot de Roy é um dos que vem crescendo com maior rapidez no que se diz respeito a mitologia da série. O garoto está decidido a fazer sua parte na luta contra a mal, mesmo que não esteja munido dos melhores recursos para auxiliá-lo. Ao saber do roubo dos medicamentos, Roy saiu na frente do próprio Oliver e foi encarar os bandidos sozinho, com um carro roubado, mesmo correndo risco de vida, mostrando o quanto o personagem é corajoso e tem potencial para ser herói. No fim, tanta motivação não poderia passar despercebida, e Roy de certa forma conquista o primeiro passo de uma grande parceria junto ao Vigilante. Agora ele será uma espécie de informante do Arqueiro, mas não dou muito tempo para que ele se junte a Felicty e Diggle no time oficial. Os fãs ficam felizes pela história estar caminhando de forma cuidadosa e Thea mais ainda, pois agora pode respirar tranquilamente por ter o namorado a salvo e de quebre não precisar procurar por um novo bartender para a Verdant.

Falando em Felicity e Diggle, só tenho elogios para todo o plot e para todas as cenas que aparecem esses personagens. Como não amar Felicity revoltada com a sua “promoção” a secretária executiva de Oliver, quebrando todas as máquinas de café que vê pela frente  e Diggle fazendo piada  por seu disfarce de “motorista negro”? O legal é que os roteiristas sabem trabalhar muito bem as partes cômicas desses personagens sem deixar de lado a parte séria. Essa semana, o episódio cuidou da evolução de uma amizade muito forte entre os três, com destaque para Felicity se posicionando e já se sentindo na liberdade de dar sérios sermões para Oliver, que com certeza foram ouvidos. Achei interessante ver que o Oliver se preocupa com eles e demonstrar todo o seu apoio a Diggle devido ao termino com Carly e gostei mais ainda de Diggle não ter jogado a responsabilidade disso para cima de Oliver, o que muitos outros fariam por aí.

Quem continuo achando apagada nessa temporada é Laurel, o que me deixa um pouco triste. Porém, seu arco que até então parecia despretensioso, foi o responsável pelo maior cliffhanger do episódio e, quiçá, da temporada! (MAS JÁ?). Laurel deixou claro que não descansaria até ver o vigilante atrás das grades, mas não esperava que ela fosse levar isso tão a sério. Não bastou duas visitinhas ás escuras do arqueiro para a bela chamar a polícia, o BOPE, A SWAT, a Fringe Division e tudo o que é força tática para encurralar o Arqueiro e tentar aprende-lo e revelar sua identidade. É até estranho pensar que enquanto as coisas entre Laurel e Oliver só melhoram, a relação entre ela e seu disfarce só vão de mal a pior. Fica a pergunta de como Oliver irá sair dessa enrascada de uma forma que soe realista e não quebre o clima de tensão do episódio.  Mas tendo em vista que até agora a série não nos decepcionou, já espero ansioso para ver  a resolução desse plot no próximo episódio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário