terça-feira, 10 de dezembro de 2013

[REVIEW] Arrow – 2x08 – The Scientist


Sim, é nessa hora que a gente surta!

Impossível mesmo é algum fã de HQ’s ou qualquer um que tenha o mínimo de afeto por historias envolvendo heróis não ir a loucura com esse episódio de Arrow. Toda vez que um personagem mais ou menos relevante das histórias em quadrinhos dá as caras por Starling City, todos nós vibramos juntos e comemoramos aqui. Mas se uma dessas participações é de ninguém mais, ninguém menos do que a de um membro oficial da Liga da Justiça, aí a gente sai pulando, soltando rojões e ainda tatuando o nome dessa série linda na pele. Então, logo abaixo, vai aí uma foto da tatuagem que eu fiz em homenagem a série mais bem construída dessa fall season (#ChupaHBO!).

Ok, não. Não sou louco a esse ponto. Mas tinha que exagerar um pouco pra vocês entenderem o tamanho da minha alegria em ver ele, Barry Allen, o próprio Flash, em carne e osso fazendo suas primeiras aparições no show. Já a um bom tempo estamos vendo a moça avulsa dos telejornais noticiar sobre a criação de um acelerador de partículas pelo laboratório Star, e já também a um bom tempo estamos ouvindo rumores de uma série todinha dedicada ao Flash, e foi no episódio dessa semana que todo esse buzz começou a tomar forma e tivemos os vislumbre de uma história que tem tudo pra crescer.

Agora, mais uma vez, tenho que me levantar do meu assento e dar uma calorosa salva de palmas a esses produtores por sua genialidade, que não me decepciona nunca! Tudo isso porque conseguiram tirar Barry de Central City e trazer a Starling City de uma forma totalmente inteligente. Conseguiram colidir a história de dois heróis da melhor maneira possível e não tem como não dar crédito por isso. Não foi apenas através de um plot avulso, criado especificamente para ser usado como pretexto para unir as duas figuras que Barry chega a Starling City. Foi através de um plot que já vinha tendo desenvolvimento na história de Oliver e que de certa forma se entrelaçou com a história de Barry.

Para quem não conhece as HQ’s, vai aqui um breve relato da história do Flash para que vocês entendam melhor. O primeiro personagem a ser chamado de Flash foi Jay Garrick (aquele, do uniforme estranho e capacete de pinico) que com o passar do tempo foi ficando esquecido e deixando de ter suas histórias publicadas. Até que na chamada Era de Prata da DC Comics, o Flash ganhou uma reformulação completa e teve sua história contada do zero, inclusive com novo nome, Barry Allen, que é a versão do Flash mais conhecida e aceita mundialmente. O Barry, que é essa figura que conhecemos nesse episódio, era aquele típico herói nerd, cientista, que sofre um acidente através do qual ganha todos os poderes que nós todos conhecemos.  "Mas o que isso importa nessa salada toda?", você deve estar se perguntando. O interessante é que o Barry nas HQ’s era órfão de mãe, que foi assassinada quando ele ainda era pequeno, e na história de Arrow, acontece a mesma coisa, só que com uma pequena e importante diferença. O assassino da mãe de Barry tinha uma força e uma velocidade imensurável, uma descrição extremamente parecida com os novos vilões que estão sendo criados através do soro milagroso do Brother Blood. E é exatamente essa “semelhança” que motiva Barry a vir a Starling City em busca de pistas e, consequentemente, em busca do Arqueiro. Fala se não é pra surtar, aplaudir de pé e querer ver mais e mais e mais dessa trama? Não só conseguiram criar uma trama plausível para o Flash como também conseguiram uni-la e dar andamento a principal trama dessa temporada de Arrow! Muito provavelmente daqui a pouco Barry sumirá da trama  para ter o seu próprio show, mas só de ver a possibilidade do que tudo isso pode virar, já posso declarar que a série do Flash já tem um fã garantido. Por enquanto, podemos dizer que mesmo ainda não sendo herói, Oliver já ganhou um importante aliado. Barry é letrado  através da curiosidade sobre o exército Blood, e uma vez que Oliver não é imortal, seu conhecimento pode servir de grande serventia até para mantê-lo vivo, como vimos no final do episódio. Não esperava que já fossem revelar a identidade do nosso trio maravilha tão já para Barry, mas o fato de  já terem revelado, me deixa ainda mais animado e extasiado por já ter visto tão cedo o início de uma grande parceria, que irá atingir seu ápice na formação da Liga da Justiça em um futuro (bem) distante.

Agora como eu disse, Barry é aquela espécie de herói Peter Parker: geek, engraçado, desajeitado  e desastrado. E quem nós temos em Starling City com esse mesmíssimo perfil? FELICITY, a musa das musas! Com tanta compatibilidade era de se esperar que fossem investir em um projeto de romance entre os dois. E com tanta “nerdisse” exalando nos corredores da Queen Consolidate, como Felicty iria resistir ao charme do nosso herói em potencial? Foi engraçado ver os dois interagindo e até torci um pouquinho pro casal, mas na review anterior eu comentei que Olicity só seria canon quando Oliver percebesse que estava para perder suas chances com nossa loira geek, e é exatamente isso que começa acontecer agora. Oliver foi atrás de saber o passado de Barry não por zelo, mas por puro ciúmes, e é só uma questão de tempo para ele e Felicity começarem a entrar em conflito por isso.

Mas com tudo isso em jogo, a trama mais promissora é mesmo a do Brother (Sebastian) Blood. Ainda mais por ligar a história de Oliver por completo, iniciando na trama da ilha e chegando até os dias atuais. Ainda pouco sabemos das pretensões do Brother Blood, só que ele quer criar uma espécie de exército de super soldados, mas só pelo pouco que vimos, me atrevo a dizer que essa tem tudo para ser a melhor trama desenvolvida na história desde a sua primeira temporada!  Na ilha, depois de muita luta, chegamos ao tão citado submarino, que conforme vimos foi o primeiro transportador do soro “milagroso” que agora ameaça acabar com a paz de Starling City. Quem fica como primeira cobaia do soro, é Slade, que depois de lutar pela sua sobrevivência, não vê outra saída em tentar a sorte e deixar que apliquem o soro nele, em uma última tentativa de se manter vivo. Duvido muito que Slade tenha morrido após a aplicação, afinal quando Sara reencontra Oliver, um dos questionamentos dela é sobre o que tinha acontecido com Slade e Shado. Então entendo que muito provavelmente Sara deixou a ilha ainda achando que os três estavam vivos. Mas também, Oliver comentou que ninguém que experimentou do soro sobreviveu. Eu fico com a teoria de que Slade sobreviveu, mas que o efeito colateral do Mirakuru era maior do que o sangramento nos olhos. Aposto na teoria de vermos agora um Slade transformado em um vilão, não por opção, mas por conseqüência.

Agora indo para a trama secundária da história, quem mal saiu de uma tremenda enrascada e já está prestes a entrar em outra é Moira. Quem poderia prever que Malcolm, após se revelar vivo, iria querer bancar o pai dedicado para cima de Thea? Para mim, esse é  único plot na série que soa sem sentido. Qual a finalidade de Malcolm chantagear Moira para ela revelar a verdade para Thea? Malcolm não dava valor nem ao Tommy, que ele sempre soube que era filho, então qual a finalidade de insistir tanto em assumir a paternidade de Thea? Com sorte, Moira é macaca velha e manja dos paranauês dos vilões de Starling City e já foi atrás de pesquisar mais sobre Ra's Al Ghul e toda a Liga dos Assassinos. Devo dizer que a Rainha dos Queens (rs) deve ter aprendido muito no presídio, e ameaçar revelar o paradeiro de Malcolm para a Liga dos Assassinos, veio como uma jogada de mestre! Resta saber até quando isso vai funcionar, e fico particularmente ansioso para que a Liga dos Assassinos retorne a série. Imaginem a loucura de termos a Liga, Brother Blood, o Arqueiro e o Flash ao mesmo tempo na mesma história??

Quem não apareceu no episódio, e fico até triste em dizer que não fez muita falta, foi Laurel. Gosto muito da personagem (e ainda mais de Katie Cassidy), então fico triste em ver que a história dela deu uma boa estagnada no drama da morte de Tommy. Quero ver Laurel crescer, criar forças e quero que comecem a explorar o início da construção dela como Canário logo. Se for pra ela ficar choramingando pelos cantos, não faz muito sentido mesmo ficar aparecendo em uma trama que está cada vez mais rica!

Essa semana teremos o último episódio do ano da série, e com todas as possibilidades que começam a se revelar, não dá para esperar menos do que uma Mid-Season Finale promissora!

2 comentários:

  1. Amigo Jean.
    Senti falta da Laurel, mesmo com essa estagnada. Acho que isso é o tempo que ela precisa, pra ser recompor, uma forma de viver o luto, e voltar mais forte. Afinal, foi tudo muito bagunçado pra ela. Descobre que o namorado e a irmã tinham um caso, pensa que eles morreram, o Oliver volta, e a Sara não, ela começa um relacionamento com o Tommy, para curar a ferida, só que de certa forma acaba se envolvendo. Fica tentando equilibrar a relação com o Tommy, e os sentimentos ainda vivos pelo Oliver, o Tommy termina com ela, então, ela dorme com o Oliver. Aí o Tommy morre. Ainda teve todos os problemas com o vício do pai, e a volta da mãe. Descobriu a razão da mãe ter ido embora, e isso aflorou seu sentimento de abandono, com a revelação de uma culpa, até então oculta, que a mãe tinha.
    Morri com sua definição de "capacete de pinico". kkkkk
    Eu também gostei de como o Flash foi introduzido. Confesso que não curto muito heróis nerds, só comecei a gostar do Peter, quando ele vira o Spider, e do Barry quando se torna Flash. Acho o esteriótipo nerd americano, para super herói, cansativo.
    Prefiro o cara que sempre teve o perfil de corajoso, ou melhor, destemido. Pelo menos arrojado, como o Oliver, e o Roy.
    Eu também senti que o Oliver ficou com ciúmes da Felicity, achei até bonitinho da parte dele, não conseguir esconder isso. Acho que ela não percebeu, pq ficou encantada com o Barry.
    Eu ainda sou Laurel e Oliver, então gostei da chegada do nerd da vez.
    Também fique super surpreso, com o fato, da identidade do Oliver, e toda sua corporação, terem sido revelados, tão precocemente para o Flash.
    Torço para o Slade ter morrido, nada contra o personagem, más, como já disse, não gosto nada do Manú Bennet. Essa birra começou em Spartacus. Ele era muito aparecido.
    Sobre a Moira, ela deve mesmo ter aprendido uns truques na cadeia. E não gostei nadinha da aparição daquele cara de boneca de porcelana do Malcom.
    Já estou louco pra ver o próximo epi.
    Ficou excelente a sua review Jean, acho que agora que está formando, deve mesmo considerar fazer jornalismo. Só de ler, o que vc escreve, percebemos que essa é sua verdadeira vocação. hehe.
    Abraço e até a próxima.
    Charles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chatles, muito obrigado pelo elogio. Fico muito feliz quando as pessoas gostam do que eu escrevo!

      Quando a Laurel, você está certo. A personagem precisa muito desse tempo de "luto" para assimilar as coisas.

      E acho uma pena que veremos pouco do Flash em Arrow, então acho que o relacionamento dele com Felicty nem vai engatar, Mas pelo menos teremos uma série inteira para o heróis.

      Obrigado pelo comentário. Abraços!

      Excluir