domingo, 23 de fevereiro de 2014

[MÚSICA DA SEMANA] Dark Horse – Katy Perry feat. Juicy J


A Música da Semana está com um clipe fresquinho para nossos queridos leitores. Eu particularmente adorei o vídeo e sua temática, mais uma vez Katy mostrou que é a rainha dos videoclipes, ninguém produz audiovisual como ela. Isso muito se deve também ao fato de a música ser incrível por si só, eu pelo menos sou 100% viciada nela, especialmente depois da cerimônia do Grammy. E fiquei muito feliz, porque depois de dois ótimos singles como Roar e Unconditionally, só podia vir coisa melhor.


"Dark Horse" é uma canção da cantora norte-americana Katy Perry, gravada para o seu quarto álbum de estúdio Prism. Conta com a participação do rapper Juicy J e foi composta pelos dois intérpretes com o auxílio de Max Martin, Lukasz Gottwald, Henry Walter e Sarah Theresa Hudson, sendo que a produção ficou a cargo de Martin, Dr. Luke e Cirkut. Originalmente, o seu lançamento ocorreu a 17 de Setembro de 2013 na iTunes Store, servindo como primeiro de dois singles promocionais para divulgar o disco e precedendo a "Walking on Air". Dois dias depois de ser disponibilizada digitalmente, entrou directamente na décima posição da tabela musical da Nova Zelândia, NZ Top 40 Singles Chart. Actualmente, registra cerca de 3 milhões de cópias digitais vendidas apenas em solo norte-americano. Posteriormente, acabou por ser escolhida como terceiro single do disco e enviada para as rádios norte-americanas a 17 de Dezembro do mesmo ano, através da Capitol Records.

A 29 de Julho de 2013, a cantora anunciou que seu quarto trabalho de originais, intitulado Prism, seria lançado a 22 de Outubro do mesmo ano. O anúncio foi feito através de um caminhão dourado que continha respectivamente o nome da artista, o título e a data de edição do projecto. No dia 20 de Agosto foi divulgado que devido à parceria de Perry com a marca Pepsi e o canal MTV, os seus fãs poderiam desbloquear os títulos, as letras e as amostras de duas faixas do álbum através da rede social Twitter. Após ouvirem os excertos, foi possível decidir qual destes números seriam lançados na íntegra antes da edição de Prism. "Dark Horse" e "Walking on Air" foram os dois temas revelados. Durante os MTV Video Music Awards de 2013, a primeira foi anunciada como a música mais votada, e disponibilizada na iTunes Store a 17 de Setembro. Três dias depois, Perry e Juicy J interpretaram a canção pela primeira durante o festival iHeartRadio Music em Las Vegas. A Capitol Records decidiu enviar a faixa como terceiro single de Prism para as rádios norte-americanas a 17 de Dezembro de 2013.

"Dark Horse" é uma canção que deriva do género musical pop, com influências hip-hop nas suas batidas. Os seus arranjos são concebidos através do uso de sintetizadores, bateria e vocais "habilmente trabalhados". Katy revelou que escreveu o tema com sua amiga Sarah Hudson e definiu-o como tendo um "sabor hip-hop meio urbano". A cantora descreveu os versos como "enfeitiçados e obscuros, como se uma bruxa estivesse a avisar um homem para que não se apaixonar por mim, mas que caso aconteça, eu serei a última". A música foi considerada como um "hino armadilha encaixe" com uma produção "extremamente simplista e encardida". Juicy J, em entrevista com a MTV News falou sobre a concepção e trabalho com a artista: “É realmente um gênio, ela dirigiu-se à mesa de mistura e disse ao rapaz para mudar isto ou aquilo. Ela mete realmente as "mãos na massa" no seu próprio trabalho, ela conhece a música”.

A revista Spin elogiou a canção devido "aos seus ganchos e produção esculpida [de forma] lustrosa" e considerou que era "um sucesso óbvio", enquanto que outro editor, do portal Yahoo!, complementou com o seguinte: "A música possui influências do hip-hop, mas tem também um gancho pop antes de lançar-se ao refrão, embora se demore algum tempo a habituar-se a ele, e mesmo que seja digno o suficiente de ser um single autónomo, parece que irá permanecer apenas como uma faixa do álbum". Jenna Hally Rubenstein da MTV revelou que "Dark Horse" poderia "não ser sobre chapéus pretos, caldeirões, e outras coisas alusivas ao Halloween, mas é uma fatia de pop que soa como um claro afastamento do alegre e temático da selva por Katy, Roar".

Jason Lipshutz da Billboard afirmou que os versos do trabalho "são construídos em torno de ritmos frios e amostras vocais elevadas". A Rolling Stone Brasil considerou que se "Roar" não demonstrava uma mudança "efetiva no som" da cantora, "Dark Horse" mostrava um "novo caminho" que discursa sobre "objectos mágicos e cenários fantásticos". Rebecca Macatee da E! Online considerou que a cantora interpreta "sedutoramente" os versos da segunda parte da música.

O site Time.com, publicou em seu site uma reportagem em que o diretor do clipe de Dark Horse, Mathew Cullen e alguns especialistas sobre o Egito, explicam a temática escolhida para o clipe. Palavras de Mathew Cullen sobre o clipe: “(Perry) disse que na verdade, existe um lugar no Egito chamado Memphis, e ela pensou que era tão interessante já que Juicy J é de Memphis, Tennesse” explica o diretor Mathew Cullen. “Ela basicamente veio até mim e disse: ‘Eu quero fazer algo egípcio e quero combinar com hip-hop de Memphis’. Isso é música para meus ouvidos – quando um artista tem um casal de conceitos que eles querem misturar para criar algo novo.”

Cullen diz que, apesar de não haver um egiptólogo envolvido nas gravações em Los Angeles, eles pesquisaram o período online para melhor “respeito do simbolismo” enquanto se divertiam. Embora Katy tinha sido criticada por se apropriar dos símbolos e imagens de outras culturas – e tem sido alvo de ataque para “Dark Horse” pelas mesmas razões – Cullen diz que acredita que embora seja perigoso romper coisas diretamente de culturas modernas sem adicionar nada a eles, antigo Egito é parte do que ele chama de nossa “mitologia coletiva compartilhada”.

“Eu acho isso realmente muito maravilhoso, mas eu estou disposto a dobrar meus padrões formais” disse Robert K. Ritner, professor de Egiptologia da Universidade de Chicago. “Quem colocou isto em conjunto realmente sabia algo sobre o mito da Cleópatra. Há uma série recursos aqui que eu poderia usar na sala de aula”. Para mais informações e curiosidades sobre o clipe de “Dark Horse”, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário