segunda-feira, 8 de outubro de 2012

[MÚSICA DA SEMANA] Torn - Natalie Imbruglia

Um hino para os saudosistas de plantão.



“Hino”. Nada define melhor nossa música da semana do que essa palavra.


Foi trajando os seus mais simples moletons e usando o seu cabelo curto despojado, que nos anos 90 surgiu uma garota de 22 anos, australiana, que iria ganhar o mundo e fazer o que é até hoje uma das canções mais lendárias da cultura pop mundial. Essa menina era Natalie Imbruglia, e talvez não tivesse noção do quanto a sua “Torn” marcaria no cenário musical.

Se você viveu naquela época, certamente ouviu essa música tocar nos rádios incansáveis vezes, e se era como eu e minhas queridas irmãs, provavelmente tinha ela gravada em uma fita onde você fazia questão de colocar os maiores hits do momento para poder ouvir repetidas vezes ao longo do dia. Os anos 90 foram uma época onde o cenário musical era muito mais simples e honesto: bastava você ter uma boa letra, uma boa melodia e uma boa voz para virar mania mundial. Não eram necessárias super produções, videoclipes cheios de efeitos e nem nada do que vemos hoje no mainstream. Honestidade era a palavra da vez, e de acordo com a comoção que você causasse, iria ser definido se você era sucesso ou não. E foi com essa formula que Torn estourou.

Apesar do videoclipe sugerir que a música é apenas um relato sobre o dinamismo de um relacionamento, para mim a letra assume traços muito mais complexos e profundos, tendo uma conotação quase que espiritual. Mas talvez seja essa a beleza de Torn: Sua letra é forte, mas sua modestidade a torna genérica, se aplicando a interpretação que o ouvinte quiser dar a ela e através de seus acordes sutis, a faz acessível a todos os públicos e das mais variadas idades. Muito provavelmente, isso tenha contribuído muito para que ela fosse hit mundial.

Um fato curioso, é que apesar de ter sido eternizada na voz de Natalie, a musica já havia sido gravada em 1995 pela banda Ednaswap em uma roupagem um pouco mais obscura e não obtendo tanto êxito. E como é de praxe do Brasil, anos depois tivemos a nossa própria versão de “Torn” regravada pela até então febre, Rouge, fazendo uma releitura até que “ouvível” do nosso querido clássico, mas longe de causar o mesmo efeito que a versão de Srta. Imbruglia causa até hoje. Simplesmente existe algo especial nessa versão.


Passe o tempo que passar, Torn sempre estará na minha, e  garanto que na lista de muita gente de músicas favoritas, pois apesar do ar nostálgico, a mensagem que ela traz sempre irá soar contemporânea. Além do fato de que clássicos são atemporais, não é mesmo?

Não conhece a música? Quer relembrar? Dê o play no vídeo abaixo e veja a tradução da música clicando AQUI! não se esqueça de comentar!







P.S: Recentemente a cantora Cassadee Pope, ex vocalista da banda Hey Monday, performou a canção e arrancou elogiou dos jurados da atual febre do momento, o programa americano "The Voice". Veja a performance dela!

3 comentários:

  1. Eu conheço essa música, mas nunca tinha visto e clipe! E me surpreendi pelo conceito que eles usaram. Bem a frente da estética dos vídeos dos anos 90!

    E que olho é esse dessa mulher? Eu quero um igual!!!! kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham! O clipe é bem simples mas super original mesmo!

      A Natalie é linda! Além de cantora, ela também é modelo e atriz. Chegou a particpar de alguns filmes e séries até, a maioria deles australianos.

      Excluir