sábado, 20 de outubro de 2012

[REVIEW] Arrow - 1x02 - Honor Thy Father


 Qual é o preço da justiça?



Segundo episódio de “Arrow” e pra quem tinha dúvidas se a série manteria o seu ritmo, eu sugiro que a coloquem de forma definitiva em suas watchlists, pois a produção promete fazer muito barulho nessa fall season!


Depois da introdução da história que tivemos na premiere, agora é a hora de fazer a história andar de verdade, mostrar quem são os vilões e começar a dar um encaminhamento não só para a história do nosso protagonista, como também dos outros personagens. Primeiro gostaria de destacar a presença de Laurel na história. Já venho elogiando ela desde o piloto, mas no episódio dessa semana posso dizer que ela definitivamente ganhou o meu coração. Katie Cassidy está fazendo um trabalho impecável na pele da personagem e toda essa sede de justiça e personalidade destemida de Laurel é de dar gosto em cena, passando bem longe das mocinhas insossas que estamos tão acostumados a ver.

Mas como dizem que o peixe morre pela boca, era de se esperar que toda prepotência de Laurel logo iria meter ela em problemas, e agora ela já começa a enfrentar os primeiros quase sendo morta pela máfia que era alvo de seus principais protestos. Gosto de ver que Laurel trabalha contra justamente os mesmos malfeitores que Oliver persegue, mesmo não tendo a menor noção disso, fazendo assim que os dois façam um trabalho de parceria mesmo que inconscientemente. Isso só fortalece o casal, que apesar de todas as dificuldades, mostram que realmente são daqueles personagens que simplesmente foram “meant to be ” e fim de papo. Aliás, gostei muito de ver que a história dos dois também logo de início caminhou e não se manteve presa aos rancores, que eu imaginei que iam empatar a vida do casal por um bom tempo. É claro que os dois ainda não se acertaram definitivamente, mas Oliver pelo menos já esclareceu que tenta manter distancia dela apenas para protegê-la e não porque é um canalha como todos imaginam, dando para o telespectador de presente uma cena de conversa super franca entre os dois, seguido de uma seqüência de ação e de Oliver salvando a vida de Laurel.

Ainda nessa carga dramática, tivemos todo o conflito familiar de Oliver, tanto com sua irmã Thea, que era a melhor amiga dele mas que hoje já não reconhece o homem que voltou para casa, quanto com a difícil relação que Oliver tenta ajustar com sua mãe, que quer que o filho siga o legado de seu pai mantendo a empresa. É óbvio que toda essa preocupação da mãe dele é de fachada, até porque agora sabemos que ela é uma bitch da pior espécie, capaz de sabotar a lancha onde estava toda sua família ainda por motivos desconhecidos. Já estou apostando na teoria de que Robert Queen estava para dar com a língua nos dentes e denunciar toda a podridão da elite, e o acidente não passou de queima de arquivo para que a história não vazasse. Já também rola o mistério de quem é o comparsa misterioso dela, e acho muito cedo para bolarmos teorias. Afinal não sabemos ainda nem um décimo da mitologia de “Arrow”.


O que fica claro aqui é que o episódio de hoje mostrou para Oliver que para fazer justiça em Starling City ele terá que não só lutar como o Arqueiro, mas também mostrar sua mudança como cidadão perante a sociedade, indo contra o que “querem que ele seja” para ser “quem ele deve ser”. Afinal, a justiça tem um preço e nosso Arqueiro está disposto a pagá-lo. Não sei se a revolta instantânea dele e a escolher “desonrar” a memória de seu pai para sair da sombra dele e abrir tempo para ele se dedicar ao Arqueiro tenha sido a escolha certa ou se faz algum sentido, mas isso certamente dará um tempero mais a trama.

“Arrow” está mostrando que sabe dosar na medida certa toda a profundidade e drama dos personagens com as cenas de ação que a gente tanto quer. Tudo que aconteceu no episódio abriu caminho também para nos introduzir à Tríade, que mesmo não sabendo ao certo do que se trata, aparentemente é alguma máfia onde grande parte dos corruptos de Starling City estão envolvidos. As cenas de ação foram super bem executadas, e prevejo que a cover da Tempestade de X-Men que apareceu, ainda terá grande importância na trama. O episódio termina com mais um nome riscado da lista de Oliver e uma ingratidão sem tamanho por parte do policial pai de Laurel, que mesmo tendo obtido a confissão de Martin Somers pelas mãos do arqueiro ainda insiste em vê-lo como um criminoso. Isso é uma coisa que sempre me incomoda nas histórias de super-heróis, mas com toda certeza não será o suficiente para me manter longe de “Arrow”.




3 comentários:

  1. Discordo de vc quando vc diz que a história está "andando", pois acho que ainda é muito cedo para isso e faltam algumas personagens para serem introduzidos de forma significativa e que devem ter um espaço garantido nos próximos 3 ou 4 episódios para então a série começar a "andar".

    Mas concordo no ponto que vc fala em relação à tríade. Suponho que a mãe do Oliver esteja envolvida nisso! E a Laurel realmente parece ser uma heroína diferente da que estamos acostumados a ver.

    Quero saber mais o que aconteceu na ilha, porque o final desse episódio me deixou mega curioso. E só um detalhe.... que tipo de mãe sabota o barca com o marido e o próprio filho? Quero ver esse bitch se f*d&r!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito desse episódio e, com certeza a série está mantendo o ritmo demonstrado no piloto.
    Tenho que concordar tb, quanto a personagem Laurel, estou achando ótimo ela não ser mais uma mocinha chorona.
    O momento romântico de Olirel com todo aquele sorvete, a receptividade dela e ele sendo o super herói que a salva, foi uma tríade perfeita. Principalmente, pq o Oliver, em própria pele, lutou, não ficou pagando uma de covarde, como o Clark fazia em Superman, a série. Isso seria mais clichê do que nunca.
    No episódio passado eu julguei a mãe do Arqueiro, talvez tenha sido precipitado. Porque agora isso dela ficar confabulando com o não nomeado, suposto cúmplice, pode nos induzir a achar que ela realmente não vale nada. No entanto, fica mto sugestivo essa hipótese e, a contraposição de um mínimo de questionamento se faz necessária, pela força da lógica. Talvez exista mais podridão aí do que se pode imaginar e, a mãe esteja envolvida para proteger a família, ou o que ela achava que tinha sobrado dela, a revoltada Thea. Agora, com a reaparição do Oliver, pode estar querendo proteger aos dois filhos.
    Entretanto, claro que não descarto a hipótese, dela ser uma cretina, caso não esteja sendo vítima de nenhuma chantagem.
    O fato do policial, ex sogro duplo, ainda ver o Arqueiro como criminoso, é mais do que clichê. Só que, nem sempre dá pra fugir da receita, então tá.
    “ Cover da Tempestade”, foi ótimo Jean. Kkkkk
    É, talvez possamos mesmo esperar algo mais dessa X-Men falsificada.
    Então, mais uma vez, gostei do seu texto. O seu talento é notável e, por isso, foi uma ótima review.
    Até a próxima.
    Charles A. Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, mais uma vez, Charles!

      A Laurel é muito apaixonante, e cada vez fi me conquistando mais! Acredito que o mesmo vá acontecer com você!

      Sobre a mãe do Oliver, bem, continue assistindo! kkk

      Excluir