terça-feira, 6 de novembro de 2012

[REVIEW] Castle – 5x05 – Probable Cause

 
3XK está de volta.

Creio que já havia mencionado numa review anterior minha irritação com o fato de que o 3XK é o único serial killer de Castle e ele só aparece uma vez por temporada, né? Então, eu já estava meio que esperando por esse encontro em breve, tendo em conta que em temporadas anteriores esse tema é explorado em um dos primeiros episódios da fall. Mas enfim, como sempre, foi um encontro tenso, recheado de drama e com leves reviravoltas em seu decorrer. Gosto bastante dos episódios relacionados ao 3XK, eles sempre vêm com uma abordagem nova e diferente, mesmo tendo o mesmo tema. Por isso fico frustrada por não ter mais desses encontros, creio que poderia enriquecer muito a trama (mas é só ter esperança também, porque com certeza o Tyson sobreviveu ao tiroteio na ponte, quem sabe com um pouco de sorte ele volte ainda nesta temporada). Gostei desse em especial pelas várias referências aos encontros anteriores, e creio que só quem acompanhou de verdade a série e sofreu com o passado, pode sentir a profundidade da ferida e agonia que esse 5x05 passou. E claro, esse teste emocional não tinha como vir em melhor hora, dado o contexto romântico que se instaurou na NYPD ultimamente.
E falando em romântico, que coisa mais fofa foram as declarações/provas de amor entre Caskett nesse episódio! Agora sim creio que o casal está mais próximo do que nunca, porque finalmente a Beckett conseguiu mostrar que está nessa relação tanto quanto o Castle. Até agora tinha receio de que ela nunca seria capaz de assimilar totalmente o quanto ele a ama e por isso não se abriria o suficiente para realmente aproveitar e ser feliz nesse relacionamento. Achava que no primeiro sacolejar ela pularia do barco e arranjaria desculpas esfarrapadas para racionalizar a situação, que quando necessário ela não agiria com o coração. Mas nesse episódio ela me provou o contrário, e achei a coisa mais cute do mundo. Acredito que já mencionei várias vezes em reviews anteriores o quanto adoro ver a Becks vulnerável, então imaginem o prato cheio que foi pra mim esse 5x05. A mulher estava destruída, gente, aquela cena dela conversando com a diva Lanie, aquele nariz vermelho e olhos fundos de tanto chorar foi tão heartbreaking que pqp, amei muito.
Gostei bastante da parte que o Castle vai ser transferido e fica no ar que o Tyson ia aproveitar a oportunidade, mas na verdade foi o próprio Castle que arquitetou sua fuga. Confesso que no momento em que ele está falando com a Beckett e menciona a primeira vez que ela o algemou, achei estranho. Ele tirou aquela memória do nada, tinha que ter algo a mais ali, um motivo específico para aquele comentário. Só não passou pela minha cabeça que seria uma mensagem codificada para que ela pudesse encontrá-lo, especialmente porque nunca imaginei que ele fosse fugir. Apreciei bastante o fato de que tudo não foi resolvido bonitinho como sempre é, eles não puderam seguir a burocracia e fizeram a investigação por baixo dos panos, incluindo a fuga do Castle. E ninguém ficou com peso na consciência ou fez mimimi, que é algo que eu detesto. Se é pra quebrar as regras, quebra e pronto, não fica dando piti moral que isso só entoja.
Aliás, o time da NYPD está de parabéns nesse quesito. Não teve uma frescurite no episódio inteiro, até mesmo a linda da tia Gates, que odeia o Castle até o último fio de cabelo, acreditou na inocência dele e entrou no joguinho para ajudá-lo. Tá vendo por que eu adoro essa mulher? Fodona demais. Estou amando a maturidade dada aos personagens nessa temporada, até agora nenhum ficou de revoltinha e draminha. A Becks amadureceu quanto ao relacionamento com o Castle; Ryan e Esposito amadureceram sua amizade e a posição diante do namoro de Caskett; tia Gates amadureceu quanto ao tratamento dado ao Castle e também aos seus detetives; etc. Enfim, todas as relações interpessoais na série estão mais maduras, existe mais confiança e respeito no ambiente, e acho isso digno demais. Já tava na hora desse povo entrar num contexto mais familiar, essas picuinhas internas são fofas e engraçadas, mas é legal saber que quando a coisa aperta todo mundo tá junto no mesmo barco, e isso estamos vendo claramente nessa quinta temporada. Vovô Andrew tá de parabéns :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário