quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

[REVIEW] Fringe – 5x10 – Anomaly XB6783746

 
Depois de alimentar os fãs com um pouco de alegria e esperança, Fringe nos dá um chute no estômago e um tapa na cara. Somos forçados a dizer adeus à uma das personagens mais fodas no mundo das séries e pegos de surpresa por uma revelação incrível. Haja coração, fringies!

Peço desculpas pela review curta e específica, mas estou muito abalada emocionalmente pra escrever sobre todo o episódio então vou me prender nos dois ápices apenas, começando pelo suicídio de Nina Sharp. Juro pra vocês que estou passando pela mesma situação que tive com a morte da Etta, aliás, até pior porque a Nina é uma personagem que acompanho e amo incondicionalmente desde o começo da série. Então é, não consigo acreditar que ela morreu, apenas não consigo. Na minha cabeça o Michael fez alguma coisa que vai trazê-la de volta, ou ela armou tudo e fingiu a morte, sl. Francamente eu espero tudo e qualquer coisa da Mrs. Sharp. Só sei que não quero acreditar, não vou me despedir e fazer discurso/homenagem a ela porque não consigo acreditar. A eterna diretora da Massive Dynamics, melhor amiga de Walter Bishop e William Bell, a “mãe” da Olivia em outra timeline morta? Não dá, meu cérebro e coração se recusam a processar que a minha Nina Sharp não mais se encontra neste plano.
E outra, quem é que vai tirar os pedaços do cérebro do Walter sem a Nina pra supervisionar o procedimento? É muito arriscado colocar outra pessoa, mas o Walter não pode ficar com os pedaços pra sempre, ele tá começando a me assustar também. A Nina era uma das poucas coisas que prendiam o Walter à versão “boazinha” dele, a amiga de juventude que soava como voz da consciência, sem ela a tendência é ele se deixar levar mais e mais para o lado negro da força. Para toda direção que se atire a morte da Nina não tem nenhum ângulo positivo, não dá pra se sentir motivado e juntar forças pra lutar, só dá vontade de jogar a toalha e ficar de luto pro resto da vida. Mas uma coisa é certa: agora mais do que nunca não fica dúvidas que o único final feliz possível nessa série é voltar no tempo. Aliás, só aceito dois finais pra Fringe: o feliz, onde se volta no tempo e todas essas tragédias são evitadas, ou o trágico, onde se destroi o mundo inteiro e todo mundo morre, aí não tem mais sofrimento pra ninguém.
Agora tratando do outro ápice do episódio: Donald é o Setembro! A versão humana do nosso querido e adorado Setembro. Com cabelo e sobrancelhas, e charme pra dar e vender. Como assim? Como isso é possível? Como aconteceu? Pra variar, Fringe respondeu algumas perguntas e elaborou outras mil em um episódio só. Agora também sabemos mais ou menos o que é o Michael, que não é uma criança, é uma mutação cromossômica, uma anomalia genética. Mas ainda assim, ficam no ar inúmeras questões sobre ele, que provavelmente nunca serão respondidas. Afinal, levamos quatro temporadas para entender realmente o que são os Observadores, não é agora com apenas 3 episódios restantes que vamos conseguir compreender como funciona uma anomalia da raça. Sem contar que, frente ao quadro geral da situação da série, esse afluente da trama é irrelevante, a única que precisamos mesmo saber é qual a importância de Michael no plano. Mas não deixa de ser uma pena ver que ficará essa ponta solta em Fringe, é de partir o coração ver a melhor série do mundo ter que falhar conscientemente por questões burocráticas da emissora D:
E o que resta agora para os fãs? Sentar, esperar e chorar. Teremos um hiatus de duas semanas e depois disso os três episódios finais, sendo os dois últimos um duplo. Nem adianta desejar feliz Natal e Ano Novo, pois para um fringie de verdade isso é impossível de acontecer.

2 comentários:

  1. "Agora mais do que nunca não fica dúvidas que o único final feliz possível nessa série é voltar no tempo." - Eu também acho isso e cada vez mais tenho certeza que é isso que vai acontecer.

    Também fiquei muito chocado e abalado com a morte da Nina, nao esperava que isso fosse acontecer. Sempre gostei muito dela, mesmo quando achava que ela era megaevil (láááááá no comecinho da primeira temporada), sempre achei ela uma personagem interessante. Com esse lance dela ter sido uma espécia de mãe para a olivia, aí então meu carisma por ela só aumentou. Mas fazer oq ue, né? Depois da Etta, tudo era possível.

    Quanto ao Donald ser o September, esse sim foi um choque! Sabia que seria alguem conhecido, mas nunca passou pela minha cabeça que poderia ser o proprio September! Não vejo a hora de saber o que aconteceu com ele no fim das contas e qual a importancia do Mihael no plano ( e até mesmo do que se trata esse plano em si).

    Fora isso tem outras coisas que quero saber, como o modo que ele o Donald conheceu o Walter até ele se tornar um Observer e etc....

    P.S: Será que o garoto que o September fala que tinha que viver era o Michael e não o Peter?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a meu ver a morte da Nina foi a maior tragédia de Fringe. pq gostando ou não, ela sempre foi uma personagem essencial pra a série, desde o pilot. por quase 5 temporadas inteiras ela esteve ali, ajudando esse time a salvar o mundo, mesmo que as vezes de algumas maneiras mais obscuras, e de certa forma até moldando os outros personagens, ajudando todo mundo a se encontrar. fico triste que nunca pudemos conhecê-la melhor, entender como foi exatamente que ela se tornou Nina Sharp, uma das pessoas mais poderosas do mundo em muitos sentidos, queria ter visto um aprofundamento na personagem. mas enfim, o fato é que de todas as perdas que tivemos, o Charlie, o altLincoln, e até mesmo a Etta, dar adeus a Nina Sharp foi de longe a coisa mais dificil e frustrante ever, por tudo que ela foi e sempre significará. RIP Nina <3

      isso com certeza foi um tremendo choque! nem acreditei quando vi o meu Cerveris com cabelo e sobrancelhas, levei alguns minutos pra processar a informação kkkkkk eu tbm tou doida pra saber tudo isso aí, me dá faniquito isso de em cada episodio Fringe responder algumas perguntas e criar outras mil na minha cabeça! tou muuuuito ansiosa por esses tres episodios finais, ao mesmo tempo que fico depressiva D:

      P.S.: eu não sei o que pensar pq, como o Windmark disse, Michael não é um garoto! mas o titulo do prox epi é The Boy Must Live e no momento quem eles estão protegendo é o Michael :T enfim, se no fim das contas o sujeito da oração foi mesmo o Michael e não o Peter, só quero dizer que vai ser um épico troll de Fringe! fazer a gente passar cinco temporadas pensando que o Peter era a chave de tudo e no final das contas não ser, pqp hahahaha

      Excluir