sábado, 8 de dezembro de 2012

[REVIEW] Gossip Girl - 6x08 - It's Really Complicated




Perdendo o pouquinho de dignidade que ainda lhe restava.


Bom, essa frase acima pode ter uma interpretação dúbia. Isso porque ela serve perfeitamente para se encaixar a derradeira desmoralização do personagem de Dan, como também a própria dignidade de Gossip Girl como uma série. Posso dizer que meu sentimento como fã de GG após ver esse episódio é de revolta, não por ter sido um episódio ruim em qualidade como venho reclamando ultimamente nas reviews, até porque o episódio foi um dos que mais me entreteve e talvez um dos que mais achei interessante nessa temporada. Mas o motivo da minha revolta é justamente o fato de terem dado um IMENSO passo para trás na história.

A maior revolta na verdade, é por terem destruído completamente a personalidade do meu personagem favorito da série desde sua primeira temporada. Sempre gostei e me identifiquei muito com Dan, e gostava de ver ele ainda como uma gota de bondade em um meio tão cheio de veneno e corrupção como o Upper East Side. Dan fazia o contraponto ao mundo em que vivia, e talvez fosse um alívio “humano” em meio a tanta futilidade, mas sua atitude no episódio da semana foi desprezível, mesmo dizendo muitas verdades. Tão desprezível como atitudes já cometidas por Chuck, Georgina, Bart, Lily...... e porque não dizer por Blair? Talvez minha implicância seja justamente pelo fato da minha identificação com o personagem, e muito provavelmente muita gente tenha adorado essa “reviravolta” do Lonely Boy em sambar na cara de todo mundo, especialmente na de Serena. Eu, definitivamente, não faço parte desse time, e a reconciliação dos dois era uma das poucas coisas boas que tinha visto nessa temporada. Foi tudo tratado de uma forma delicada, terna e real, que me peguei torcendo muito pelo casal e curtindo cada momento dos dois, desde os cafés da manhã na cama até a preparação para o jantar de ações de graças, e ver tudo isso sendo levado por água abaixo foi frustrante. 

Notem que usei a expressão “reviravolta” (com foco nas aspas) e não foi a toa. Outro motivo da minha insatisfação, é que toda essa história de Dan querer ser como os outros do Upper East Side e essa crise no caráter do personagem não é nada novo. Dan já experimentou do lado negro, já humilhou Serena uma vez, já humilhou a todos na verdade e sentiu o gosto do poder e de equidade em relação aos outros, então qual é o objetivo de vê-lo passando por tudo isso de novo a apenas dois episódios da final utilizando um pretexto que não é mais condizente com a realidade? Realmente não entendo, e meu nível de revolta é tanto que só não deixo de ver a finale porque acompanhei a série por seis anos, então é um motivo de honra ver a despedida.

Bom, sei que no final muito provavelmente Dan ficará com Serena (até por causa das fotos vazadas) e tudo será lindo e maravilhoso como em uma comercial de margarina, com o pretexto de que Dan fez tudo milimetricamente calculado para que eles fossem felizes por completo e de igual para igual ao fim de tudo. Mas será que tudo isso soara natural e “bonito” após essa atitude do Lonely Boy? Eu pago pra ver, e acho que será uma das coisas mais forçadas já feitas, mas posso ser surpreendido.

Quanto ao episódio em si, volto a repetir que tirando esse fato, para mim foi um dos melhores. Mais uma vez me lembrou a época de ouro de GG e o mais legal de tudo foi ver todas as tramas se entrelaçando e se desenvolvendo juntas, e não de forma aleatória. “Ações de Graças” no UES é sinônimo de “desgraça”, então era óbvio que muita coisa ia rolar  e muita reviravolta ia acontecer. Para se ter noção do meu nível de satisfação como todo o resto, surpreendentemente, gostei até da trama de Chuck vs. Bart desta vez. Conseguiram colocar Bart Bass como um vilão perigoso de forma bem crível, chegando até a assustar, mas o melhor de tudo é que isso será motivo para Chuck parar de choramingar e finalmente se acertar com Blair. Detalhe importante: Só eu senti que Lily está com seus dias contados? Creio eu que teremos sangue na series finale, e esse sangue será da sra. Rodhes/Van der Woodsen/Bass/Humphrey/Bass, afinal ninguém entra em um automóvel gritando aos quatro ventos que tem provas contra Bart e sai vivo dele.

Agora falando em Blair, acho que a personagem nunca me irritou tanto. Não na trama de Chuck, porque nela ela foi parte fundamental e ativa para que Chuck tivesse vantagem sobre Bart, mas sim na intromissão dela no relacionamento de Serena e Dan. Senti que em tudo o que Dan fez, Blair teve grande percentual de culpa. Afinal, se não fosse por Steven aparecer no jantar, acho que talvez Dan não se sentisse inseguro e tivesse até desistido do plano de praticar bullying contra Serena. Afinal, ele enviou dois arquivos para Daphne, e muito provavelmente um deles seria uma espécie de declaração  para selar o relacionamento com a miss SVDW, pois como ele mesmo disse, o sentimento dele por ela é real. Não dá para dizer também que Blair não me irritou por trazer mais uma vez Sage-Tarada para a trama, apenas para firmar o título de "terna adolescente a Queen B e dar uns pegas em Nate até Juliet voltar e roubá-lo dela, sem acrescentar muita coisa a história.

Depois de decepções, entusiasmos e todo esse mix de emoções que a série AINDA é capaz de me causar, que venha logo a finale! Ainda temos Juliet, Jenny, a revelação da Gossip Girl..... É, vamos ver se isso compensa meu momento “fúnebre” por terem assassinado Dan. 

2 comentários:

  1. Não assassinaram o Dan. . . trouxe ele como o grande protagonista da trama. Agora, nao precisava contar o final né kkkkk não vi foto nenhuma ainda. Ansioso pelo final!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente? Esses últimos episódios de Gossip Girl foram uma merda. Tendo em vista o fato de que faltam apenas dois episódios para series finale, provavelmente, teremos nos últimos minutos o desenvolvimento de todos os plots e um fechamento muito rápido. Não sei se essa "agilidade" toda irá funcionar, de uma forma que nos deixem satisfeitos. GG tem um grande histórico comigo de decepções. Talvez o hábito, ou algum instinto sadomasoquista que trouxe até aqui. Que venha o final.

    ResponderExcluir