quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

[CINELIVRO] Warm Bodies (Especial Adaptações 2013)


O Crossover preparou um especial com as adaptações literárias que estarão na boca do povo em 2013! Confiram a primeira parte deste especial!

Filmes baseados em livros são feitos há anos, todo ano, todo tempo. Muitos nem ficamos sabendo que foram baseados em livros e muitos desses livros nem são lançados no Brasil. Mas depois de sucessos como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e até Crepúsculo, a literatura acabou se tornando mais popular e esses filmes se mostraram, além de um bom entretenimento, a galinha dos ovos de ouro dos estúdios e produtoras.
Essa corrida das produtoras para lançamentos desses filmes estará mais intensa em 2013. Ao mesmo tempo em que existem muitos filmes feitos “nas coxas” e com histórias não tão interessantes para o cinema, há algumas muito boas que foram nessa onda de adaptações.
Tive a oportunidade de ler alguns livros antes de terem sua adaptação divulgada, todos com lançamentos previstos para o ano que vem. Que tal conferir o que achei de cada livro e espero de cada adaptação? 

MEU NAMORADO É UM ZUMBI (WARM BODIES)
Baseado no livro SANGUE QUENTE, de Isaac Marion (Já lançado no Brasil pela editora Leya).
Lançamento previsto no Brasil: 08/02/2013
Mais Informações: iMDb
Sinopse: "R (Nicholas Hoult) é um jovem vivendo uma crise existencial – ele é um zumbi. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie (Teresa Palmer) é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a “vida” de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos- vivos, e talvez o mundo inteiro."
Primeiro preciso comentar sobre esse título HORRÍVEL MADE IN BRAZIL SESSÃO DA TARDE que a distribuidora escolheu. O nome do livro, aqui no Brasil, se chama SANGUE QUENTE, mas acredito que não bastava as comparações com Crepúsculo, eles tinham que afundar ainda mais o pobre Warm Bodies. Ok, seguimos.

Isaac Marion resolveu escrever Sangue Quente após o sucesso do seu conto “I’m a Zombie filled with Love” publicado a uns anos atrás. Tive a oportunidade de ler o conto e o livro e adorei o que li! Adoro romances e adoro histórias sobrenaturais, mas não gosto quando o autor usa o plot sobrenatural para desenvolver somente o romance, deixando este o foco da história. Não foi o que aconteceu em Sangue Quente, onde o objetivo do autor é desenvolver metáforas sociais.

Muitas críticas foram feitas em cima do livro e do filme, rotulando-o de "Crepúsculo com Zumbis". Críticas feitas por pessoas que NÃO leram o livro e obviamente NÃO viram o filme (veja, que engraçado!), venho aqui, como leitora e como cinéfila, defender a obra. Sangue Quente é um livro totalmente metafórico (assim como Crepúsculo e tantos outros) e a diferença está que sua metáfora é atual e social. Fala de como  a sociedade está sendo sugada pelo dinheiro e pela tecnologia, nos transformando em zumbis e nos fazendo esquecer do lado social e humano. Tudo isso implícito metaforicamente, claro.

O filme, pelo que pude conferir nos trailers, irá mais além, ao satirizar tudo isso, inclusive os próprios zumbis, transformando a historia em algo mais cômico e leve, sem perder o ar reflexivo. Estou ansiosa para conferir e espero não me decepcionar. 


 TRAILER:

POSTERS


STILLS


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR OS PRIMEIROS 4 MINUTOS DO FILME NO YOUTUBE - LEGENDADO

2 comentários:

  1. Esse zumbi é bem estranho. Acho que haverá aquele "estranhamento" como houve com os vampiro da Saga Crepúsculo. O filme, em si, é bastante interessante e tem bastante chance de se tornar um hit, afinal adoramos amores impossíveis, não é?

    ResponderExcluir
  2. "MEU NAMORADO É UM ZUMBI" - Why, God? WHY? Quando é que essas distribuidoras brasileiras vão cansar de fazer esses títulos porcos? O título original é interessante e forte, já o brasileiro já é motivo de piadas.

    Quanto ao filme em si, achei o trailer bem trash. Não sei quanto aos livros, mas essa história de ZUMBI ter sentimentos para mim é extremamente incabível.

    De qualquer forma, adorei o post e principalmente dos seus argumentos! ;)

    ResponderExcluir