segunda-feira, 25 de março de 2013

[MÚSICA DA SEMANA] How Do You Do – Shakira



Como vai Você?


How Do You Do é a faixa número um do álbum Oral Fixation Vol. 2 da colombiana Shakira, lançado em 27 de novembro de 2005. Escrito e produzido por Shakira (com a colaboração de antigos parceiros como Gustavo Cerati, Lester Mendez, Luis F. Ochoa, Tim Mitchell e Brendan Buckley), Oral Fixation é a segunda parte de seu projeto de 2005 (a primeira sendo Fijación Oral Vol. 1, lançado no início do ano), e encontra Shakira na que talvez seja a fase mais criativa de sua vida. O álbum chegou com boas críticas e vendeu 128 mil cópias em sua semana de estreia nos Estados Unidos. Mas alguma controvérsia também foi feita, graças ao conteúdo do álbum. A canção How Do You Do, por exemplo, devido à abordagem sobre Deus feita pela cantora, foi banida do álbum no Oriente Médio.

Diante do alvoroço causado pela renúncia do Papa Bento XVI e a sua substituição pelo Papa Francisco através do concílio, o assunto ‘fé’ ficou em alta nas últimas semanas. Por isso decidi aproveitar esse gancho e escolher uma Música da Semana que traga uma reflexão acerca do tema. Vale a pena destacar que a canção não trata especificamente de uma religião, por isso pode ser interpretada por qualquer ponto de vista, o que a torna ainda mais interessante.

Em How Do You Do, Shakira faz o que muitos de nós fazemos pelo menos uma vez na vida: confrontar Deus. Não é uma música ateísta, já que nela a cantora conversa diretamente com Deus, o que sugere sua existência. E é nessa conversa que ela traz questionamentos que passam pela cabeça de qualquer crente, e até daqueles que não são, tendo em vista que muitas vezes eles largam a crença justamente por causa de tais questionamentos. Por isso acho importante dividir essa reflexão que ela faz, é como se fosse um momento da verdade, é nessas horas que a fé se fortalece ou se dilui por completo.

E me vejo obrigada a destacar um trecho da música que, em minha opinião, é a reflexão mais importante e que todo mundo deveria ter em mente. E não é sobre fé ou religião, creio que esta reflexão cabe em qualquer contexto. No finalzinho do refrão, quando ela diz “You've made mistakes, well that's okay cause we all have but if I forgive yours, will you forgive mine?(“Você cometeu enganos, tudo bem porque todos nós cometemos mas se eu perdoar os seus, você irá perdoar os meus?”). Princípio básico de tolerância, que todo mundo devia ter.

Bom, além de uma letra incrível, a melodia da canção é única também. Óbvio que, sendo Shakira, tem bastante excentricidade (por isso, por favor, não se assustem com o comecinho da música, depois da parte estranha vem uma batida bem legal), mas o arranjo é impecável, me atrevo a dizer que fica entre os melhores do repertório inteiro da cantora. É aquela mistura de rock latino e anglo-saxão que só a Shakira sabe fazer. E, é claro, essa voz majestosa da diva.

Quero deixar claro que minha intenção aqui não é criticar a fé de forma alguma, eu mesma sou uma pessoa de fé e é exatamente por isso que acho saudável pararmos pra refletir sobre ela de vez em quando, foi apenas esta minha intenção. Além, é claro, de divulgar uma música muito boa pra quem curte o estilo! :)


P.S.: lembrando que a nova temporada de The Voice (US) começa hoje e conta com a participação de Shakira como treinadora. Vale a pena conferir, ein!


 

3 comentários:

  1. Nossa. A letra da música é bem profunda!

    ResponderExcluir
  2. Há outra música dela em que entra esse tema da religião, se chama "Octavo Día", também vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Há outra música dela em que entra esse tema da religião, se chama "Octavo Día", também vale a pena.

    ResponderExcluir