domingo, 7 de abril de 2013

[REVIEW] Arrow – 1x19 – Unfinshed Business


Mais um episódio de retorno. Mas será que dessa vez funcionou?


Arrow vem construindo uma bela trajetória, com diversos personagens marcantes, e boa parte deles estão entre vilões. Porém, dentre todas as histórias e os “casos da semana” aparentemente fillers, o retorno do Conde para mim sempre foi aguardado com a maior das expectativas. Em apenas um episódio, aliado ao talento de Seth Gabel, Arrow conseguiu construir toda uma história e um personagem extremamente interessantes, que nos deixou com aquela vontade de “quero mais” e que poderia ser muito bem explorados em um futuro. A minha sensação nesse episódio foi que pegaram todo o talento de Seth Gabel e tudo o que o personagem poderia oferecer, e jogaram no lixo, fazendo dele mais um figurante, sem nada acrescentar a trama e sem nem ao menos nos dar o prazer de ver a fantástica interpretação do ator.


Não me entendam mal. Não estou dizendo que tivemos uma queda na qualidade do episódio, que ele foi ruim, nem nada disso. A minha crítica vai apenas de encontro com a falta de tato dos produtores em utilizar uma trama que poderia render bons frutos.  A virada final de o médico ser o novo traficante de Vertigo foi totalmente inesperada, mas não consigo deixar de pensar no quanto o Conde poderia contribuir para a série. Se pararmos bem para analisar, o caso dessa semana com a volta da droga mais badalada e letal da cidade, não serviu para muita coisa, além de agitar a já conturbada amizade entre Oliver e Tommy.

Entendo que Tommy se sinta ofendido por não ter a confiança de Ollie, quando na verdade quem voltou cheio de segredos  e mantém uma identidade secreta que não vê a morte como algo incomum é ele, mas também há de se convir que não tem como Oliver saber que de uma hora para outra Tommy resolveu ser um cara certinho e abandonar a vida de playboy inconsequente. Bom, de qualquer forma, o que parece é que Tommy estava em um de seus dias de TPM e resolveu desmanchar a sociedade e ir correndo pedir arrego ao seu pai, que antes era um de seus maiores desafetos.

O motivo da briga entre Ollie e Tommy, pode não ser dos mais convincentes, mas essa aliança entre Tommy e Malcolm é algo que me chama muita atenção. Há um bom tempo já venho cantando a bola que Tommy passará ao lado negro da força, e aparentemente isso agora irá começar a se desenrolar. Convivendo diariamente com seu pai, e tendo seu ego ferido por Oliver, Tommy se tornará totalmente vulnerável, e não dou muito tempo para Malcolm começar a pintar o Arqueiro como o pior monstro da face da Terra e conseguindo influenciar Tommy. Essa talvez seja o primeiro passo de Tommy para assumir a identidade do Arqueiro Negro. Para quem não sabe, nas HQ’s o Arqueiro Negro é chamado apenas de Merlin, então ele poderia se tratar de Malcolm, mas também poderia facilmente se tratar de Tommy, uma vez que Laurel adora chamá-lo pelo sobrenome.


Fora isso, o único fato que merece relevância no episódio, é a presença sempre intrigante de Shado nos flashbacks. Na série, Shado não é retratada como a vilã que conhecemos da HQ, mas sim como uma aliada de Oliver em seus tempos de naufrago, e que agora sabemos que foi parte fundamentou para ele se tornar o Arqueiro. Na abordagem da série, ao que parece Shado será mostrada como uma verdadeira mentora de tudo o que Oliver sabe até hoje, posto que antes atribuíamos a Yao Fei. Provavelmente daí pode vir a surgir algum tipo de relacionamento entre os dois, e se Shado tiver sobrevivido na ilha, já aguardo ansioso por sua reaparição na série. Só espero que ela seja mais bem explorada que a do Conde.


Surpreendentemente, o que mais me empolga com o que está por vir na reta final da temporada é um plot vindo de Diggle. Esta história dele de vingança contra o Deadshot é o que definitivamente deu o título ao episódio, e consigo até sentir uma empatia pelo personagem por tudo o que ele vem passando. O cara perdeu o irmão, está se relacionando com a viúva dele e ainda praticamente criando o próprio sobrinho. É totalmente compreensível e natural que haja nela um desejo de acerto de contas acima do comum nele, e finalmente Oliver conseguiu visualizar as necessidades de Diggle ao invés de só as suas e agir como um verdadeiro amigo, prometendo ir a caçada contra Deadshot. Se Oliver fosse mais inteligente, já teria iniciado essa busca muito antes, afinal, quer um risco maior contra o Arqueiro do que um assassino sanguinário como Deadshot? Essa busca provavelmente é o que movimentará mais esses episódios finais, afinal, com o desperdício de Conde, Deadshot passa a ser o mais implacável entre  os vilões. E quer coisa melhor que um bom vilão para uma história de super-herói?

Só espero que no meio de tudo isso, tenham tempo para desenvolver e focar em Malcolm e seu plano mirabolante para Starling City, pois aposto que nada desperta mais a curiosidade do público do que saber afinal que raios esse homem irá fazer com essa bendita cidade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário