segunda-feira, 29 de abril de 2013

[REVIEW] Doctor Who – 7x10 – Journey to the Centre of the TARDIS



Journey to the centre of the TARDIS tinha em mãos todas os elementos necessários para ser um episódio épico. Entretanto, deixou um pouco a desejar no desenvolvimento da storyline da temporada. Estamos há apenas três episódios da season finale e a impressão que eu tenho é que nada demais aconteceu na nos últimos três episódios.



Talvez no último episódio da temporada tudo faça sentido e as peças se encaixem e venha aquele momento mindblown em que tudo é lindo e coerente. Bem, eu disse TALVEZ. Tradando-se do Moffat as coisas são muito relativas e, muitas vezes, não fazem o menor sentido. Ainda continuo acredito que só iremos entender alguma coisa no especial de 50 anos lá em novembro, ou nos últimos minutos do episódio final. Seria a maior trolagem se tivemos que esperar uns seis meses para compreender os grandes mistérios da temporada depois de um cliffhanger FDP.

Gosto quando o roteiro de DW é ousado e consegue misturar passado, presente e futuro de uma forma pertinente e coerente seguindo a proposta do episódio e abordados elementos da mitologia da série clássica e atual. Fiquei satisfeito ao retratarem elementos de amplitude mitológica dentro do contexto da série como a piscina, a biblioteca e o olho da harmonia.

Abordagens como essas, e é claro as demais referências, são para deixar qualquer fã satisfeito e contente com o que vê. Nesse quesito tenho que parabenizar toda a equipe de direção de arte e direção que conseguiram traduzir satisfatoriamente todos esses elementos, bem como os efeitos especiais e os monstros ossificados. Isso é um sinal de que a BBC vem investido pesado na série. Com isso nós só temos a ganhar.

Talvez a única crítica que tenha ao episódio é no quesito de desenvolvimento da temporada. Já falei anteriormente que estamos a apenas três episódios da season finale e não saímos do lugar. O episódio colocou a perder uma grande oportunidade de prosseguir com a história de Clara. A primeira etapa já havia sido ultrapassada e então tudo é apagado e esquecido.

Clara passou o episódio praticamente todo correndo de um lado para outro e gritando. Quando finalmente há um progresso na história da personagem, o 'Big Friendly Button' desconstrói toda a história que o roteiro havia criado, e Clara volta a ser apenas uma garota comum sem nenhuma memória sobre o que ela leu no livro que conta a história da guerra do tempo e do tão misterioso nome do Doctor.

A utilização desse recurso no roteiro deixa uma margem para uma futura abordagem do tema. Não sei se o Moffat terá a ousadia de revelar o verdadeiro nome do Doctor, mas a tensão dramática entorno disso deve guiar os episódios finais. 



Um mero detalhe sem importância pode ser a chave para a resolução de todo o mistério. Espero que nas próximas semanas respostas possam começar a ser dadas. Confesso que estou curioso para saber como a história irá se desenrolar daqui para frente. Só espero que possamos seguir em frente e que os ecos do passado sirvam apenas rechear e não atrapalhar a trama.


2 comentários:

  1. Só uma coisa
    Isso não é um bilhete, é o pano que o Doctor estava usando para lustrar
    Ele joga com uma mão no final e cai em cima do painel de controle '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Zero. O pessoal do tumblr me enganou rsrs
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir