terça-feira, 7 de maio de 2013

[REVIEW] Arrow– 1x20 – Home Invasion / 1x21 – The Undertaking


E mesmo quando Arrow parece que vai pisar no freio, eis que somos surpreendidos.

Durante boa parte do episódio 20, estava eu, em minha inocência, me perguntando por que raios Arrow estava nos apresentando um episódio procedural, sem qualquer ligação com o contexto mitológico da série, quando estamos tão próximos da conclusão de sua temporada de estréia. Não estou dizendo que o episódio foi ruim, na verdade, ele foi muito bom e teve uma história extremamente bem construída e envolvente, que mesmo que não tivesse a conclusão que teve, ainda sim seria um bom episódio. Mas a verdade é que todo o drama do vilão da semana, que colocou em risco a vida de Laurel e seu protegido, serviu na verdade apenas de pano de fundo e pretexto para por em prática uma virada na série em vários de seus núcleos, que até então não sabíamos como poderia ocorrer.


A primeira delas, claramente é a história de Laurel e Oliver, que parece que enfim irá superar as insinuações e apostar em um envolvimento real entre o casal e tentar de certa forma resolver os danos e cicatrizes do passado. Achei bem interessante apostarem na aproximação dos dois justamente através da desistência de Tommy, por saber que por mais que ambos queiram nada irá superar a história que Laurel e Oliver tiveram. Eles são aquele tipo de casal, que apesar de separados, sempre estarão marcados um no outro, e era nítido dizer que o relacionamento deles já se iniciou com prazo de validade para acabar. Apesar de toda generosidade, continuo com um pé atrás com Tommy, e acho que ele não irá aceitar tão bem assim abrir mão de Laurel, o que só faz aumentar minhas suspeitas sobre o potencial de vilão no personagem.


E se temos um vilão potencialmente em ascensão, eis que um herói também pouco a pouco vem ganhando espaço e se construindo de forma extremamente cuidadosa na série. Não fazia idéia de como iriam conseguir cruzar a história de Roy e Oliver, para que os dois viessem a se tornar a dupla imbatível que conhecemos dos quadrinhos, mas essa resposta começou a ser dada no episódio 19, em que Oliver salva a vida de Roy. Quer motivação melhor que essa para uma lealdade e parceria na luta contra o mal? Gosto da forma que estão dando andamento a história através do sentimento de gratidão de Roy, que como ele mesmo disse, conectou de forma efetiva sua vida com a de Oliver, e gosto ainda mais do fato de Thea estar envolvida diretamente na busca de Roy pelo Arqueiro, o que nos faz pensar que a adição dela como Speedy no time de heróis irá se dar mais rápido do que imaginávamos. Claro que diferente de Roy ela ainda tem muito a crescer como personagem e ainda tem muito o que treinar para se tornar uma heroína, mas o caminho está sendo construído, e já começo a ter um vislumbre do possível time de heróis em ação.

Mas toda a introdução dada no episódio 20 em todas as histórias, era apenas a pontinha do iceberg e apenas um tira gosto para o que veríamos no episódio seguinte, que pode ser considerado um dos mais consistentes e reveladores que tivemos na série até agora. O ponto forte para mim no episódio foi a mudança no foco narrativo, que pela primeira vez na série se guiou através flashbacks focados na vida dos personagens ANTES do naufrágio do barco de Oliver, e não nos tradicionais flashbacks da ilha como estamos acostumados, o que foi interessantíssimo para nos mostrar de fato a origem da organização formada por Merlin, Queen e outros magnatas e que deu origem a famosa lista de nomes que Oliver carrega consigo. A Maior surpresa para mim está em saber de que na verdade as intenções dos membros integrantes da trupe eram boas, e se guiavam justamente pelo senso de justiça e de colocar os bandidos que assombravam os Glades atrás das grades, e tirar dos ricos para dar aos pobres, fazendode Starling City um lugar mais segurom justamente como o  próprio Oliver faz. Mas como já é de praxe, em uma grupo de boas intenções, sempre há uma laranja podre que no fim acaba por contaminar todo o grupo, e aqui esse papel se materializa na pessoa de Merlin. É interessante ver que de certa forma estão explorando a humanização do personagem, que assim como os outros, começou seu plano tendo boa intenções, mas que por algum motivo acabou engolido pela sede de vingança o levando a tomar medidas extremistas, como a planejar uma destruição em massa no Glades, mesmo que isso custe a vida de inocentes. Gosto dessa abordagem por diferenciar o vilão dos personagens caricatos que vemos nesse posto, que muitas vezes nem tem motivações plausíveis sara seus atos, mas ainda fico na dúvida se Merlin realmente age por vingança, ou se tem mais nessa história do que nos está sendo passado.

E em um episódio de revelações, esses plot twists também se estenderam na linha temporal atual da história, principalmente por enfim trazer Walter de volta a trama, e pela descoberta do seu paradeiro ter sido feita justamente por Oliver, o que naturalmente levou o Arqueiro a verdade sobre o envolvimento de Moira e Merlin na história, e que consequentemente irá levá-lo a respostas sobre tod a aorganização. É interessante ver que o nosso herói finalmente está descobrindo onde se encontra dentro do seu contexto, e sabendo que são os reais vilões que lutam contra ele mesmo que debaixo dos panos. Depois disso, acredito que seja só uma questão de tempo até ele ligar a identidade de Merlin ao Arqueiro Negro, e aí sim começar uma guerra declarada de mocinhos e vilões.


Já nos flashbacks da ilha, a trama continua a ser desenvolvida de forma curiosa, brincando em maior parte do tempo com a dualidade dos personagens. Yao Fei se mantém ainda como uma verdadeira incógnita na série, oscilando sempre entre as insinuações de ser um mocinho, mentor de nosso Arqueiro, ou de um vilão, aliado da milícia. Talvez aqui esteja minha única crítica a toda a história de Arrow. É um pouco inconveniente, e talvez um pouco forçado, ver o personagem a essa altura do campeonato ainda tão raso e sem sabermos de suas reais motivações e quem de fato ele é dentro desse universo. Mas com todas as reviravoltas que estamos tendo, e com a season finale já batendo nessa porta, não será detalhes como esse que irá nos fazer desistir de uma trama que vem demonstrando tanta consistência em uma tenporada praticamente que inteiramente introdutória



Nenhum comentário:

Postar um comentário