domingo, 19 de maio de 2013

[REVIEW] Awkward – 3x06 – That Girl Strikes Again



Mais uma semana que Awkward passa rapidinho. É incrível a capacidade dessa série de me fazer perder a noção a tempo. E a cada episódio a história vai ficando mais interessante. Não sei se é uma impressão minha, mas ao mesmo tempo em que a relação de Jenna e Matty tende a progredir, Collin vai ganhando mais espaço. Se isso é um problema? Bem, ainda não. Mas pode ser.


 O contexto do episódio foi a comemoração do Halloween. Confesso que fiquei mais uma vez surpreso com a capacidade da série de construir um roteiro bem sólido e sutil e passando a mensagem de uma forma tão natural e sem excesso de drama. Isso só faz a série ficar mais crocante e deliciosa de ser assistir.

Bem, voltando ao Halloween, todo mundo deve saber que essa é uma festividade que tem um significado bem diferente para os jovens americanos. É uma oportunidade deles exporem (no bom e no mau sentido) para o mundo a melhor (e o pior também) da versão deles mesmos. O apelo é bem visual tende a ser impactante. Isso fica bem nítido quando Jenna está andando pelos corredores do colégio e vendo as fantasias das meninas. O segredo é não passar despercebido.

A impressão que eu tive é que a blogueira se sente intimidada diante daquilo. Ela sempre foi uma pessoa bem reservada e discreta (pelo menos tentou ser, né?). Mas acho que na verdade a Jenna tem medo e muita insegurança. Não é de hoje que ela está apresentando essas características. Val já tocou nesse assuntos algumas vezes em forma de piadinhas sem muita graça. Se a adolescente não começar a trabalhar isso, acaba ficando muito vulnerável como nesse episódio.

Halloween não seria Halloween sem uma festa de arromba. Isso automaticamente significa que é uma festa a fantasia. Não sei o que fez Jenna, Matty, Jake, Tamara e Sadie a irem para a festa sem uma. Pelo visto eles queriam mesmo chamar a atenção, mesmo do jeito errado e menos provocativo possível. Acho que a intenção da direção de arte era destaca os personagens principais dentro do ambiente da festa. A sequência que se segue exigiu um certo nível de dramaticidade que poderia ser perdido se os personagens estivesse usando fantasias.

Eu só achei um pouco meio sem noção terem introduzido o Collin nesse plot. A ligação da namorada dele com a Sadie foi muito nada a ver. Eu acabei relevando, pois eu gostei muito do resultado final dessa história. Por enquanto a única coisa que não estou gostando é a Val. A personagem está muito deslocada. Os diálogos forçado e quase sempre sem nenhuma função.

Val funciona bem como conselheira, mas o foco dessa terceira temporada saiu dos problemas da Jenna e está focando muito na relação da blogueira com o namorado, o que está sendo ótimo até agora. Para não ficar avulsa, o roteiro tenta dar brechas para a Val aparecer, mas o contexto para isso não está sendo bem trabalhado.

Voltando para a Jenna, o principal conflito do episódio começa com a divulgação daquelas listas non sense. Deve ser muito grande o nível de carência de alguém para fazer aquele tipo de lista, né? Mas de alguma forma aquilo acaba atingindo em cheio a Jenna. Fazendo-a percebe que ela talvez não possa ser a garota  IDEAL para o Matty. Claro que esse é um conceito muito relativo e tá certo que ela não se veste sexy e nem é descolada e popular no colégio, mas acreditava que estar com o Matty estava muito além disso.

No entanto, Jenna se mostra superficial e fica completamente frustada ao ver que ela e Matty juntos é praticamente contra as leis naturais que regem o universo teen. A adolescente já havia perguntado em algum episódio anterior se o Matty tinha vergonha dela. Olha aí mais uma pontinha de insegurança! Fica muito evidente, que ,de alguma forma, Jenna acredita lá no fundo que não merece estar com o namorado. Que ele é muito arreia para o caminhãozinho dela.

Clara que Jenna está se apegando muito a beleza física e estética. Ao longo do episódio a gente acaba descobrindo que para o Matty isso não importa. Jenna pode ser a menina mais ou menos sexy do colégio,  mas ele dá valor a outros atributos que não são tão evidentes. Tenho que dar os meus parabéns para o Matty, pois não é todo cara que sabe dar valor a esse tipo de coisa. Principalmente se ele for bonito e sarado. (comentário livre de preconceitos e estereótipos, ok? rsrs)

A blogueira acaba se prendendo tanto a os valores e atributos físicos que se sente deslocada do resto do universo; enquanto o Matty que é lindo e gostoso estava todo enturmado. Porém, quando o jogo vira e Jenna deixa transparecer mais sua personalidade, quem fica deslocado é o Matty. Ficou claro a intenção do roteiro de mostrar que personalidade é mais importante que quaisquer outros atributos estéticos. 

Isso é evidenciado quando Jenna acaba conquistando a galera com seu repertório de vida e como o Matty não tem muito a oferecer  nesse sentido fica de escanteio. O ponto de virada é a cena em que Jenna está ajudando a namorada do Collin a limpar os pedaços de vidros no chão. A anfitriã diz que Matty pode não ser o cara ideal para a blogueira. Fecha-se então o contraponto. E Jenna percebe que nem tudo é como ela acha que é.

O que me preocupa, portanto, é aquela cena em que eles estão no carro. Jenna pergunta ao namorado o que ele gosta nela e Matty é bem solicito e responde com profundidade, enquanto Jenna é superficial  e fica na borda sem saber o que dizer. Isso mostra que ambos estão se apegando em coisas diferentes o que deixa a relação muito vulnerável e eminente a uma crise.

Essa crise é uma coisa que está sendo aos poucos anunciada na série. Tivemos alguns indícios e pequenas coisas que podem contribuir para isso. O roteira parece estar desenvolvendo vários fatores que aumentem a insegurança da protagonista. E ao passo que Collin vai ganhando mais espaço na trama e um background emocional mais solidamente desenvolvido, possa ser que ele e Jenna acabem engatando em um romance ao longo da temporada.

Isso ainda pode demorar um pouco e talvez nem acontecer. Mas aqueles que são #TeamMatty é melhor ir se preparando para uma rasteira. O #TeamCollin pode chegar com tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário