sexta-feira, 17 de maio de 2013

[REVIEW] Grey’s Anatomy – 9x24 – Perfect Storm [SEASON FINALE]



“Tempestade perfeita” é um termo usado por cirurgiões para descrever um quadro clínico onde tudo que pode dá errado, dá errado.  Entendendo isso e fazendo uma ligação com o título do episódio pensei: lá vem chumbo grosso.


Muito foi dito, falado e teorizado sobre a season finale da nona temporada de Grey’s Anatomy. Os primeiros segundos do episódio nos preparam para um acontecimento grave. Estariam as plaquetas da Meredith não coagulando e ela sagrando até a morte? É um tanto irrisório para uma pessoa que sobreviveu a uma bomba, afogamento, tiroteio e acidente de avião, morrer com um quadro médico assim.

Não sei qual a macumba ou vudu que fizeram com a Meredith, mas a coitada já sofreu tanto nessas nove temporada e foi um tanto desnecessário a Shonda colocar ela numa situação dessas. Sendo Meredith a protagonista da série é obvio que ela não iria morrer. Já o bebê...

Tendo esse cenário na minha cabeça estava me preparando para grandes acontecimentos: explosões, mortes, corpos voando pela janela, seja lá o que fosse. Depois de tudo que a gente já viu nessa série estava esperando de tudo. Só vim tranquilizar um pouco quando o bebê nasceu sem mais complicações. Foram tensos os segundo em que o McBaby não chorava. Depois de uma cesariana feita as pressas, esperava o pior.
Mas quando o recém-nascido parecia bem e saudável fiquei mais tranquilo. Mas o episódio estava longe de acabar. O que esperava por mim? Bem, me senti andando por aquele hospital deserto completamente no escuro. Tomando cuidado onde estava pisando, pois a qualquer momento poderia surgir algo da escuridão. Tia Shonda, contudo, acabou me pegando pelo laço e não pude mais resistir. Estava aflito.

Não sei se pelo fato de Cristina e Owen não estarem no melhor momento, ou se foi a Arizona que estava me irritando a toda hora com aquela cara de saci arrependida. Meus casais preferidos estavam em crise eminente e Jo e Alex ainda indecisos. Maldita árvore! Foi então que percebi que a tempestade poderia não apenas se referia à condição médica, ou ao tornado que estava ameaçando Seattle. A tempestade também estava se referindo aos relacionamentos. De alguma forma tudo estava prestes a mudar.

Cristina percebeu que não era a mulher certa para o Owen. E mesmo ele tentando negar o que estava no íntimo, acredito que ele também saiba disso. Os dois querem coisas diferentes. Não é de hoje que Cristina se nega a maternidade. A aproximação do Owen com o Ethan trouxe o desejo do médico de ser pai. De ter uma família.

A separação era algo evidente. Cedo ou tarde iria acontecer. E mesmo que o Owen lute para reconquistar Cristina e fazê-la enxergar que ela é o mais importante, nessa altura do campeonato não há mais como esconder o que cada um quer. Seguir em frente é fundamental. Mesmo que seja doloroso.

Arizona atingiu seu clímax de insuportabilidade. Depois que a cirurgiã pediátrica traiu a esposa com a Lauren não tem mais como engolir a Saci pereré. Desculpem-me esse trocadilho infame, mas é a única maneira que encontrei de diminuir minha raiva. Se essa é a intenção do roteiro, funcionou para mim e para outros milhares de fãs que apoiam Calzona e tiveram seus corações destruídos.

 Não tiro a responsabilidade de Lauren nisso. Ela sabia que Arizona era uma mulher casada e mesmo assim ficou fazendo insinuações e dando aqueles olhares sexy.  Porém, a maior parcela de culpa eu continuo atribuindo para Arizona. Ela mais do que ninguém sabe o que passou ao lado da esposa, a trajetória difícil que elas passaram juntas.  Foi cafajestagem mesmo.


Callie tinha todo o direito de ficar brava. De dizer umas boas verdades. Mas então a Arizona vem com aquela história de que a Callie cortou a perna dela fora, como se tivesse sido de propósito. Algo premeditado. E não acho que o acidente de avião tenha sido desculpa para a pulada de cerca. Para mim essa conversa não colou. Aquelas palavras que a Arizona disse para esposa me atingiram. Parecia que a coisa era comigo.

Estava muito envolvido naquela briga. O desfecho tinha que ser aquele mesmo. Callie já passou por muita coisa por causa de Arizona e merece pelo menos uma consideração da esposa. Agora mais do nunca torço para que Lauren seja fixa na décima temporada só para ver a cara de culpa de Arizona sendo arrastada pelos corredores do hospital.

Quem também tiveram reviravolta foram Kepner e Jackson. Aquela sequência do ônibus foi muito estranha. Não sei se foi eu quem não absorveu a essência direito, mas me pareceu forçado aquele ônibus voando no estacionamento e virando e pegando fogo. Esperava que o Matthew fosse tentar salvar a criança e acabasse morrendo para salva-lá.

Em vez disso Jackson se arrisca e April fica aflita. Deve ter passado muitas coisas pela cabeça do coitado do Matthew vendo sua futura esposa desequilibrada por outro homem. Pelo menos Kepner foi sincera e acabou revelando seus sentimentos para Jackson. Resta saber como o cirurgião plástico vai fazer com isso. Ele não me pareceu muito animado com a revelação.



Posso dizer que tive meu momento de euforia durando o episódio quando Jo e Alex se beijaram. Foi muito lindo. Não é de hoje que eu troço para esses dois e depois pelo que ambos passaram merecem ficar juntos e felizes. Infelizmente eles tiveram poucos momentos juntos durante o episódio, mas aquele beijo foi suficiente para me manter aquecido e entusiasmado pela volta da série em setembro.

Para finalizar a review tenho que comentar com vocês que fico feliz por Bailey ter salvado a vida da Meredith, mas estou inconformado pela escolha do nome do bebê. McBaby merecia um nome melhor. Nada conta Bailey. E apesar da Miranda ter aparecido pouco, espero que o medo dela de operar tenha ido embora de vez. Ninguém merece mais aquilo. E o mesmo para o menino Ethan, que só causou a discórdia entre Cristina e Owen.


Bem, o Richard... Não sei bem o que comentar sobre ele. Aquele cliffhanger não me impactou muito e acho difícil mandarem o eterno chief para o céu. O episódio fez questão de marcar o Richard como um grande médico e uma parte indispensável da equipe do Grey Sloan Hospital. Mas a vida dele está nas mãos da Shonda. Ou seja, tudo pode acontecer.

OBS: Shonda tem alguma tara por asiáticas perdendo o sapato em eventos catastróficos?

OBS²: Alguém, durante o episódio, lembrou do episódio da bomba e da season finale da 5ª temporada (aquela onde o George morre)?

Até a próxima temporada :) 


2 comentários:

  1. Gostei por Grey e Derek e Miranda por voltar a operar, mas Arizona e Torres fiquei muito revoltada............ Agora espero que Richard não morra :) :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mer e Derek foram lindos. Miranda foi diva salvando vidas! Arizona uma cachorra sem vergonha. Torres coitadinha. Eu gosto do Richard. Mas não sei se ele volta.

      Excluir