quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

[REVIEW] Revenge – 3x09 – Surrender / 3x10 – Exodus / 3x11 – Homecoming


A terceira temporada de Revenge tem sido um grato presente. Não tenho muito do que reclamar da trama que a série vem desenvolvendo, que tem sido muito boa até aqui. É notório o esforço para fazer da série um típico novelão mexicano com altos e baixos, amores e intrigas e ainda aquele toque de mistério e ação que deixa tudo mais interessante. Em seus últimos três episódios exibidos, Revenge se consolida nesse gênero e continua sempre nos surpreendendo.


O casamento de Emily e Daniel foi o evento que mais aguardei no final do ano passado. Desde que Jack deu seu ultimato, todas as minhas fichas estavam apostadas nesse grande dia. Confesso que estava morrendo de curiosidade para saber o que iria dar errado, porque alguma coisa tinha que dar errado para a série continuar. Contudo, fiquei demasiado surpreso com os rumos que trama adotou. Primeiro tem a falsa gravidez da Emily. O tradicional golpe da barriga funcionou bem e deu a Daniel o motivo que ele estava esperando para não desistir de tudo e viver seu amor com Sara.

Emily foi muito esperta em calcular seus passos cuidadosamente, afinal culpar Victoria pelo seu assassinato era o prêmio que a protagonista tanto almejava. Quando o grande dia chega, o plano parece correr as mil maravilhas, se não fosse a intervenção indireta de Jack, que quis dar um de bom samaritano e acabou levando Sara ao quase suicídio. Apesar do plot parecer muito forçado, afinal Sara parecia uma moça bem resolvida para cometer suicídio e acredito que qualquer outra mulher, que estivesse no lugar dela, estaria diante de duas opções:  (a) ser amante do Daniel, (b) fingir que tudo fora um sonho e seguir com a vida.

De alguma maneira, para Sara, a vida sem ao lado de Daniel, como manda o figurino com papel passado e casamento da igreja, ela decide que quer partir dessa para outra. (in)Felizmente, o plano dela de atrair a atenção de Daniel (eu acredito que essa tenha sido a principal intenção dela) acabou funcionando, pois o encantamento que ele tinha pela esposa morreu com os três tiros que ele deu nela.

Se não fosse aquele fatídico telefonema, o plano teria dado certo e Emily e Aiden estariam vivendo feliz em algum lugar distante dali e Daniel estaria livre para viver seu romance, contudo não foi bem assim que sucedeu. A escolha de Daniel para ser o atirador foi bem firme e coerente. O ator que interpreta o galã da série já havia dito em uma entrevista que não estava gostando dos rumos que o seu personagem estava tomando, e que gostaria de ser tornar o novo vilão da trama.

Eis aí a grande oportunidade de Joshua Bowman de brilhar na tela como o possível candidato a fazer da vida de Emily um martírio. Acredito que mais coisas tenham que acontecer para tornar Daniel um vilão, mas o impasse dele com o pai pode ter sido uma pista importante. E mesmo mostrando sinais de mocinho, como querer confessar sua culpa para livrar a mãe da prisão, Daniel tem todos os motivos para fazer da vida de Emily um inferno. Ele foi o personagem mais manipulado da série e não tem noção das barbaridades de que ele foi vítima.

A volta de Lydia também foi surpreendente. Esperava que a personagem estivesse morta e enterrada no fundo do mar. Além de ter mostrado a fotografia que concretizava as suspeitas de Victoria em relação à Emily, Lydia não fez muita coisa e me pergunto qual a função dela na trama além de servir como suspeita de um crime, que como bem sabemos, ela não cometeu. Não acredito que ela e Conrad irão viver o tão sonhado amor, e está ai uma tensão dramática que eu gostaria de ver. Afinal, Victoria também faz parte dessa equação. Aquela cena em que Lydia derrama vinho na poltrona da Rainha foi deliciosa de assistir.

Por enquanto, Charlotte e Margaux só dão mais beleza ao elenco, no entanto, desconfio de que a francesa não esteja sendo honesta com Jack quando disse que só tinha aquelas fotos em seu poder. Ela deve saber mais do que a gente imagina e logo logo deve virar a mesa com uma história reveladora, que provavelmente irá envolver Conrad. A possível aliança entre ela e Victoria pode ser perigosa, pois se tem uma coisa que motiva Margaux é uma boa história e sabemos que os Grayson têm vários cadáveres no armário.

Nolan continua no seu papel de melhor amigos com os melhores recursos que a tecnologia pode oferecer. Talvez ele não desconfie da investida de Patrick contra ele. O preferido da rainha Victoria já deixou claro que está ao lado da mãe e juntos tentarão obter o conteúdo da caixa com o duplo infinito cravado. Não consigo imaginar qual a reação da Victoria ao descobrir quem Emily realmente é. Talvez essa seja a grande virada da temporada.

E falando nisso, eu suspeitava que toda a história da amnésia fosse uma invenção de Emily. Uma forma dela se proteger, mas como o final do último episódio mostrou, ela não estava fingindo. Essa vulnerabilidade da personagem traz uma perspectiva importante, pois estamos acostumados a ver uma Emily sempre pronta para dar o bote. E agora que ela tem consciência de que Daniel foi quem atirou nela, isso vai demandar movimentos arriscados. Emily terá que pisar em ovos para tentar reverter a situação. Pelo menos agora sabemos que Jack está ao lado dela e acredito que não vá demorar muito para voltar a rolar um clima entre os dois.

Ao final do episódio 11 vemos uma parte da história que não tínhamos conhecimento. Eu sempre quis saber o que danado havia acontecido com o Aiden depois de ele ter levado uns tiros no final da segunda temporada. Agora temos a pista de que ele procurou aquela médica, que é muito suspeita. Com certeza Niko tem alguma ligação com a escola de vingança do Takeda. Quero mais informações sobre ela, que apresenta um tom misterioso e uma personalidade muito forte.

Suspeito completamente das intenções dela. Aquela seringa que ela queria administrar na Emily me parecia uma dose letal. A oriental é aparentemente apaixonada pelo sotaque britânico de Aiden e tem motivos para querer Emily fora do caminho dela. Contudo, ela pode estar lá a mando de alguém. Não imagino ninguém além do Grayson que queiram ver Emily morta, mas não é difícil imaginar que para ela chegar onde chegou, tenha feito alguns inimigos no meio do caminho.

Nesse momento tenho que concordar com o Nolan, quando ele disse que Emily está cercada de todos os lados por inimigos. Tenho motivos para desconfiar, mais do que nunca, que David Clake está vivo e está observando tudo isso de longe em um refúgio ultra secreto. Talvez Nico seja a ponta que estava faltando para introduzir essa história. Se há uma coisa que aprendi com Revenge nesses anos, é que ela é ótima em fazer surpresas e sambar lindamente na nossa cara.


2 comentários:

  1. Está temporada está perfeita! Aliás, todas as temporadas foram assim, hahaha.
    Eu estou bem preocupada com a Niko também! E ainda quero ver com a Ems vai fazer agora, depois que recuperou uma parte ou toda a memória. Quero agora ver ela fingindo amnésia ! Vai ser tudo! Ems de volta *-----------*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niko tem cara de quem vai causar nessa segunda parte da temporada. Quando ela beijou o Aiden pensei que eles estavam tramando juntos contra Emily, mas quando ele não correspondeu o beijo ficou claro que ela é apaixonada por ele, e ele não dá mínima para ela.

      Excluir