quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Entre o “Era Uma Vez” e o “Felizes Para Sempre”


Convite aos fãs de Once Upon a Time!


Bom, que eu e o Ricardo Mousigno aqui do blog somos oncers todo mundo já sabe. E quem lê nossas reviews de OUAT também já notou que somos Evil Regals ferrenhos. Então, viemos por meio deste post dividir com nossos queridos leitores um artigo científico que fizemos (com mais duas amigas oncers, Ilzy e Thracy) para a universidade sobre nada mais nada menos do que o perfil da maldade na personagem da Rainha Má, em três de suas versões: a do conto dos Irmãos Grimm, a do filme da Disney e a da série Once Upon a Time.

Vou colocar aqui uns trechos da introdução do nosso artigo para ilustrar do que tratamos no trabalho, e ao fim vou disponibilizar o link para o download do artigo. Espero que se interessem, e quem ler, que goste! Por favor, não se abstenham voltar aqui e deixarem seus comentários, ou entrarem em contato com a gente para conversar sobre o tema; será um prazer saber o que acharam do nosso trabalho!



Entre o “Era Uma Vez” e o “Felizes Para Sempre”: ressignificações da Rainha Má e as Representações Sociais

         O presente artigo faz uma abordagem da caracterização do perfil de maldade em diferentes contextos sócio-históricos e suportes midiáticos. Trata de apresentar, através da análise de três versões da personagem da Rainha Má, como a ideia de maldade se ressignifica dependendo da época em que é trabalhada.
       Assim, o objetivo geral do presente artigo é evidenciar a reconfiguração do perfil de maldade da Rainha Má, personagem originário do conto “Branca de Neve” dos irmãos Grimm, em suas adaptações para a Disney e para a série da ABC, Once Upon a Time. As mudanças da personagem original nas adaptações ratificam o discurso social por trás da ideia de maldade que cada tempo histórico apresenta e as suas consequências na identidade do público.
           Os objetivos específicos são: mostrar o perfil da Rainha Má no suporte original e nas adaptações produzidas para o cinema e a televisão; mostrar como o contexto social influencia na apresentação do perfil da Rainha Má; revelar a motivação do discurso por trás do perfil de maldade apresentado pelos autores originais e pelas adaptações em seus contextos sociais.




Ler online: aqui | Download em pdf: aqui.

3 comentários:

  1. Li o artigo e achei incrível! É notório como o discurso e a construção da Rainha Má muda com o tempo e com o contexto social. A última sentença da conclusão fechou bem o artigo. Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. Evil regal é o que ? Podem me explicar porque até agora não entendi ?

    ResponderExcluir